Ceará FC MEMÓRIA Fortaleza

FC Memória: Fortaleza 8×0 Ceará, maior goleada dos Clássicos-Rei, completa 94 anos

Foto: Bancada 018

Uma chuva de gols que marcou a história do futebol cearense está próxima de se tornar uma marca centenária

O Clássico-Rei é um confronto centenário, onde não falta rivalidade, místicas e tradição. Entre as tantas histórias passadas de pai para filho, que marcam o futebol cearense, uma em especial completa 94 anos. Dia 17 de julho de 1927, pelo Campeonato Cearense, o Fortaleza aplicou uma goleada marcante e que, até os dias de hoje, ainda é lembrada pelos torcedores. A maior diferença de gols em uma partida entre o Leão e o Vozão: Fortaleza 8×0 Ceará.

Anúncios

O jogo e o Campeonato Cearense de 1927

O duelo ocorreu ainda nos primeiros 10 anos do clássico, talvez tenha sido uma das chamas que fizeram com que a rivalidade se tornasse tão grande nos dias de hoje. O Fortaleza, na época, tinha seu ataque liderado por Humberto Ribeiro, que levou o Tricolor ao Bicampeonato Cearense daquele ano, dessa forma, aparecendo também como artilheiro da competição, com 9 gols marcados, o vice-campeão foi o Sport Club Fluminense. Já o Ceará, finalizou a competição na sexta colocação. No histórico clássico com goleada tricolor, os gols foram marcados por Hildebrando (3x), Pirão (2x), Xixico, Humberto e Juracy.

Anúncios

Presente na lembrança tricolor

Desde a partida, se passaram 94 anos. Ainda assim, pela marca atingida na partida e a importância que se torna um recorde, a mesma ainda é lembrada pela torcida do Leão. No Clássico-Rei de 2019, o Castelão estava em festa, pelas duas torcidas, e ambos os times fizeram mosaicos, em cenas que repercutiram por todo o Brasil. Um desses mosaicos, por parte do Fortaleza, demonstrava uma parte da história dos confrontos entre os rivais, estampados em capas de revistas regionais. Falavam da “década de ouro” do Fortaleza e utilizavam como símbolo, a maior goleada, o 8 a 0 que está “fazendo aniversário”.

Anúncios

Histórico geral do Confronto

Durante as décadas, esta não foi a única goleada, abaixo temos alguns detalhes dos confrontos das equipes em diferentes competições.

No total, foram 594 jogos, com: 202 vitórias do Ceará, 212 empates e 180 triunfos do Fortaleza. (dados contando jogos não oficiais). O Ceará teve a segunda maior goleada do confronto, vencendo o Fortaleza por 7×0, em amistoso disputado em 1955.

Deixe uma resposta