Atlético Cearense Caucaia Guarany de Sobral Série D

Guia Série D: sonhando com acesso, Atlético CE, Caucaia e Guarany iniciam caminhada na quarta divisão

(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Cearenses entram em campo neste sábado com complemento da rodada no domingo

Os cearenses representantes na Série D do Campeonato Brasileiro darão início na caminhada pelo cesso na competição neste sábado, 5. Atlético Cearense, Caucaia e Guarany de Sobral são os classificados do Estado na fase de grupos do certame nacional.

Nesta etapa, serão 64 equipes divididas em oito grupos, avançando os quatro melhores de cada chave para as fases de mata-mata. Nos jogos eliminatórios, as agremiações terão de passar por três adversários até conquistar o tão sonhado acesso e, a partir daí, iniciar a busca pelo título.

Veja as datas base da Série D 2021

  • Fase de grupos: 64 equipes divididas em 8 grupos com 8 times (5 de junho a 5 de setembro)
  • Segunda fase: início do mata-mata com os 32 times classificados (11 a 19 de setembro)
  • Oitavas de final: 16 classificados (25 de setembro a 3 de outubro)
  • Quartas de final: 8 classificados (9 a 17 de outubro)
  • Semifinais: 4 classificados garantem vaga na Série C 2022 (23 a 31 de outubro)
  • Finais: campeão e vice (7 e 14 de novembro)

Atlético Cearense

Um dos destaques do futebol cearense nos últimos anos, a Águia da Precabura vai para sua terceira participação na competição nacional. Jogou em 2016, ano em que foi vice-campeão cearense, ficando na 22ª colocação, e em 2019, quando foi 17º.

Atual quarto colocado no estadual, o Atlético chega com expectativa de ascender a Série C do Brasileirão, a exemplo do que fez o Floresta, em 2020. O time cearense está no Grupo 3 junto com ABC, América de Natal, Campinense, Caucaia, Central, Souza e Treze.

A Águia da Precabura estreia diante do Sousa, no estádio Marizão, a partir das 16 horas deste sábado, 5.

Comandada pelo técnico Raimundinho, a Águia perdeu peças importantes como o volante Hércules e os atacante Wandson e Clisman, ambos indo para o Fortaleza.

O time base do Atlético para a Série D é formado por: Carlão, Gustavo, Júnior Goiano, Alisson Cariús, Edgar Silva, Olávio, Iago Barbosa, Daniel Paraíba, Erick Pulga Pipoca e Valdo Bacabal.

Caucaia

Estreante no Brasileirão, a Raposa Metropolitana conquistou o direito de disputar a Serie D após a Federação Cearense de Futebol (FCF) subir no ranking da CBF e ganhar mais uma vaga na competição nacional. Com isso, o Caucaia acabou beneficiado. O ano começou de forma promissora, mas a pandemia e a crise financeira afetaram o time no decorrer da temporada.

É tanto que o clube se classificou para a segunda fase do estadual, mas acabou terminando na lanterna do certame. O time está no Grupo 3 junto com ABC, América de Natal, Atlético Cearense, Campinense, Central, Souza e Treze.

A Raposa tem compromisso de estreia contra o Campinense, no estádio Raimundão, a partir das 16 horas deste domingo, 6.

Sob o comando do técnico Ederson Araújo o time base do Caucaia é formado por: Uoston, Ednei, Davi, Túlio, Marcio Goiano, Fábio Leite, Michael, Everton, Pedro Cobel, Vitinho e Vitor Ribeiro.

Guarany de Sobral

Primeiro campeão brasileiro do estado do Ceará, o Cacique do Vale busca retomar a hegemonia da quarta divisão em 2021. O Guarany foi campeão do certame em 2010. O time vem reformulado em busca de superar um primeiro semestre ruim.

Eliminado na primeira fase da Copa do Brasil ao ser goleado pelo CSA, em casa, e rebaixado no estadual, o rubro-negro vive instabilidade e oscila entre bons e ruins momentos nos últimos anos.

No Campeonato Cearense de 2020 foi semifinalista, se classificando para a competição nacional este ano. Entretanto, em 2021, conquistou apenas cinco pontos em sete jogos e acabou caindo para a segunda divisão junto ao Barbalha.

Antes disso, o Guarany já vinha de um descenso recente no Cearense, tendo subido em 2018. Com a disputa da Série B estadual em 2022, o Cacique tenta surpreender nesta temporada para assegurar calendário nacional no ano que vem.

O rubro-negro ficou no Grupo 2 junto a Moto Club, Imperatriz, Palmas, Paragominas, Tocantinópolis e Juventude Samaa. A equipe cearense inicia sua caminhada no certame diante do Paragominas a partir das 15 horas deste sábado, 5, no estádio do Junco.

O Guarasol manteve o técnico Vladimir de Jesus e reformulou a equipe para quarta divisão. O time base do Guarany é formado por: Théo, Zé Augusto, Alex Maranhão, Airton Júnior, Mattheus, Danilo Cirqueira, Rivaldo, Raí, Hulk, Iury Tanque e Daniel Passira.

Israel
Jornalista

Deixe uma resposta