CAMPEONATO CEARENSE Ceará Fortaleza

Após 34 anos, Clássico-Rei volta a decidir o Campeonato Cearense por quatro temporadas seguidas

Foto: Divulgação/Ceará SC

Decisão do estadual em 2021 encerrará tabu de mais de três décadas

Na tarde deste domingo (23), às 17 horas, a Arena Castelão será palco de um dos momentos mais aguardados do ano do futebol cearense. Fortaleza e Ceará vão a campo em busca do título de campeão estadual em 2021. O Leão busca o tricampeonato; por outro lado, o Vozão busca encerrar a sequência de conquistas do rival. Por ter a melhor campanha da segunda fase, o Tricolor do Pici tem a vantagem de jogar pelo empate na grande decisão, que será disputada em jogo único. O confronto histórico terá transmissão do Nordeste FC e da TV Jangadeiro.

Anúncios

+ LEIA MAIS | Clássico-Rei decidirá o Campeão Cearense pela 35ª vez na história

Clássico-Rei quebra tabu no Cearense

A decisão do campeonato estadual em 2021 quebra um tabu que já dura bastante tempo: pela quarta vez seguida, o Clássico-Rei fará a final do Campeonato Cearense. Tal feito não ocorria há mais de três décadas; em outras palavras, há 34 anos. Entre as temporadas de 1984 e 1987, Ceará e Fortaleza marcaram presença nas decisões do torneio estadual. Como resultado, Vovô e Leão alternaram títulos. O Alvinegro de Porangabuçu faturou a taça nos anos pares (1984 e 1986); o Tricolor do Pici, em contrapartida, nos ímpares (1985 e 1987). A sequência foi interrompida em 1988, quando Ferroviário e Fortaleza duelaram na final do estadual, que teve o Ferrão como vencedor.

Cenário atual

Nas três decisões mais recentes do Campeonato Cearense, o Clássico-Rei protagonizou grandes confrontos. Em 2018, primeiramente, o Ceará venceu o Fortaleza por 4×2 no placar agregado e conquistou seu 45º título cearense, com direito, inclusive, a um bicampeonato (2017-2018). Já ano seguinte, em contrapartida, a história foi diferente. O Fortaleza, recém-promovido à elite do futebol nacional, enfrentava o Vovô já na Série A. Como resultado da disputa, 3×0 na soma dos resultados à favor do Leão, que conquistou seu 42º troféu de campeão estadual. Por fim, em 2020, as finais, que aconteceram em setembro e outubro devido à pandemia, terminaram com outra vitória do Tricolor do Pici. Com vitórias por 1×2 e 1×0, o Fortaleza bateu novamente o Ceará e conquistou o bicampeonato estadual, totalizando 43 conquistas do maior torneio do futebol cearense.

Anúncios

Siga o Portal Futebol Cearense no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Deixe uma resposta