Ceará COPA DO NORDESTE

Nas penalidades, Bahia vence o Ceará e conquista a Copa do Nordeste 2021

(Foto: Felipe Oliveira/Bahia EC)

Depois de fazer gol nos minutos finais e levar a decisão para os pênaltis, o Ceará perdeu nos pênaltis.

Neste sábado, 08, o Ceará perdeu por dois a um para o Bahia no tempo normal na Arena Castelão, em razão do empate no saldo de gols nas duas partidas que compuseram a final, a decisão foi para as penalidades. Nos pênaltis a equipe baiana errou menos e conquistou a Copa do Nordeste 2021, seu quarto título da competição.

Primeiro tempo

O início do jogo foi marcado pelo Ceará impondo mais o seu jogo, principalmente com Mendoza e Bruno Pacheco pela lateral esquerda, do que o Bahia. O primeiro lance de perigo aconteceu logo aos 8 minutos, em jogada ensaiada, entre Mendoza e Vina na cobrança de escanteio, que acabou acertando a cabeça de Oliveira, para a boa defesa de Matheus Teixeira. Com o decorrer da etapa, as chances de gol acabaram esfriando por certo, mas com maior posse de bola ainda do Vovô.

No meio para o fim do primeiro tempo, a equipe baiana começou a tocar mais a bola e, consequentemente, agredir mais a meta de Richard. No minuto 37, depois de tabela entre Daniel e Rodriguinho, a bola acabou passando próximo à trave do Ceará. Logo em seguida, depois de belo pivô do centroavante Gilberto, Thaciano recebeu livre na área alvinegra e Richard defendeu bola a queima roupa, no rebote, outra defesa para segurar o empate até o momento. Fim de primeiro tempo, zero a zero.

Segundo tempo

Na volta do segundo tempo, o Bahia voltou melhor, rondando mais vezes a área do Ceará. Um desses momentos, foi aos 18 minutos, quando depois de Luiz Otávio colocar a mão na bola dentro da área, Rodriguinho marcou de pênalti. A composição de jogo mudou, enquanto o Vovô tentava voltar a propor o jogo, a equipe baiana explorava os contra ataques e, no minuto 24, Matheus Bahia correu da defesa para o ataque, tocando para Rodriguinho e dele foi para Gilberto, que na primeira oportunidade ampliou o placar.

Um pouco precipitado em suas ações por conta do nervosismo, o Ceará foi para o tudo ou nada, pois estava perdendo o título da Copa do Nordeste em casa. Porém, nos minutos finais, Jael, que havia acabado de entrar, fez gol de cabeça depois de cruzamento do Marlon. Fim do segundo tempo, no saldo de gols 2 a 2 e a decisão foi para as penalidades.

Pênaltis

Ceará 2 X 4 Bahia

Bahia campeão da Copa do Nordeste 2021.

Ficha técnica

Copa do Nordeste – Final

Ceará (1) x (2) Bahia

Ceará: Richard; Gabriel Dias (Cléber) Messias, Luiz Otávio, Bruno Pacheco; Marlon, Pedro Naressi (Fernando Sobral) Vina (Jorginho); Mendoza, Lima e Felipe Vizeu (Jael). Treinador: Guto Ferreira.

Bahia: Matheus Teixeira; Renan Guedes, Conti, Juninho, Matheus Bahia; Jonas (Matheus Galdezani), Thaciano (Lucas Araújo), Daniel (Edson), Rodriguinho; Rossi (Oscar Ruiz) e Gilberto (Thonny Anderson). Treinador: Dado Cavalcanti.

Gols: CEA: Jael. BAH: Rodriguinho (P) e Gilberto.

Cartão Amarelo: CEA: Lima e Mendoza. BAH: Juninho, Rossi, Daniel e Matheus Bahia, Lucas Araújo.

Cartão vermelho: Nenhum.

Local: Arena Castelão – Fortaleza/CE.

Horário: 16h.

Arbitragem:

  • Árbitro: Denis da Silva (AL);
  • Assistente 1: Esdras Mariano de Lima (AL);
  • Assistente 2: Brigida Cirilo Ferreira (AL);
  • Quarto Árbitro: José Ricardo Vasconcellos (AL);
  • Árbitro de Vídeo: Pablo Ramon Gonçalves (RN);
  • Assistente 1 VAR: Thayslane de Melo (SE);
  • Assistente 2 VAR: Cleriston Clay Barreto (SE).

Deixe uma resposta