Ceará Copa Sul-Americana

Alvinegro pela América: relembre as participações do Ceará em competições internacionais

Ceará x São Paulo pela Sul-Americana em 2011 (Foto: Divulgação/Ceará SC)

Vovô estreia na Copa Sul-Americana 2021 nesta quarta-feira

Os olhos vidrados na TV, os ouvidos grudados no rádio, o coração acelerado: hoje os lares alvinegros se transformarão em arquibancada, no dia em que a bandeira do Ceará volta a tremular em uma competição internacional após 10 anos.

Na noite desta quarta-feira, 21, a partir das 19h15min, diante do Jorge Wilstermann, a Arena Castelão será palco do início da caminhada do Vovô na Copa Sul-Americana, certame que o clube cearense participou pela última vez em 2011. 

O Ceará iniciou sua trajetória em competições internacionais em 1995, quando participou da extinta Copa Conmebol. A época, o Alvinegro conquistou o direito de disputar o campeonato após o vice da Copa do Brasil, em 1994, diante do Grêmio (RS).

Diante de um público de pouco mais de 19 mil pagantes, conforme noticiou o Diário do Nordeste no período, o Vovô empatou em 1 a 1 diante do Corinthians (SP), na Arena Castelão, em 18 de outubro de 1995.

A época, comandado pelo técnico César Moraes, o clube cearense encarou o atual campeão paulista e da Copa do Brasil. O  Time do Povo abriu o placar com atacante Fábio, após falha do goleiro adversário Ronaldo. O Ceará teve chances de ampliar o marcador, entretanto, no fim do segundo tempo acabou castigado com a marcação de uma penalidade em cima Marcelinho Carioca. O jogador cobrou e empatou a partida.

No jogo de volta, realizado em 2 de novembro do mesmo ano, no estádio Pacaembu, o Ceará conseguiu o empate em 2 a 2 com os donos da casa. Sérgio Alves e Fábio balançaram as redes pelo lado cearense, enquanto Clovis e Serginho fizeram para o Timão. Na cobrança de pênaltis, melhor para os paulistas que avançaram vencendo por 7 a 6.

Se passaram 16 anos até que o Ceará tivesse uma nova oportunidade de participar de um certame internacional. Dessa vez, já pela Copa Sul-Americana, o Vovô tentou reescrever uma nova história, agora diante do São Paulo (SP), após conquistar a vaga na Série A do Campeonato Brasileiro em 2010.

O palco do duelo de ida foi o Presidente Vargas (PV). Os torcedores que compareceram em bom número ao estádio assistiram uma grande partida, com emoção até o último minuto. Os visitantes abriram o marcador aos 22 minutos do primeiro tempo, com Rivaldo, no momento em que o Alvinegro era melhor na partida.

A época, ainda com Rogério Ceni no gol, o goleiro são-paulino operou verdadeiros milagres, mas acabou sendo vencido aos 45 da primeira etapa, quando Rudnei recebeu de Osvaldo e marcou um golaço de letra. A virada viria no apagar das luzes, dos pés de Marcelo Nicácio. Apesar do triunfo, o time cearense acabou derrotado por 3 a 0 na volta e se despediu mais uma vez da competição.

Israel
Jornalista

Deixe uma resposta