Ceará COPA DO NORDESTE

Ceará busca sua 7ª classificação nas quartas de final da Copa do Nordeste; veja o histórico

(Foto: Felipe Santos/cearasc.com)

Será a 4ª participação seguida do Alvinegro nessa fase da competição

Nesse domingo, 18, Ceará e Sampaio Corrêa se enfrentam pelas quartas de final da competiçao regional mais importante do país. Na Arena Castelão, a partir das 16h, o Vovô inicia sua jornada na segunda fase em busca do tricampeonato.

Em 17 edições do torneio, está será a décima vez que o Alvinegro participa dessa fase. O histórico conta com com seis classificações e três eliminações para o time cearense. Ao todo foram 15 jogos com 8 vitórias, 5 derrotas e 2 empates.

Desde que o torneio retornou a atividade , 2010, o Vovô, quando participou, apenas uma vez não se classificou para as quartas de final. Justamente no ano de retorno da competição, em 2010, o Alvinegro foi eliminado na 1ª fase da Copa do Nordeste (6º colocado com 20 pontos na primeira fase disputada em pontos corridos). Nos dois anos seguintes, a Copa do Nordeste não foi realizada.

Antes da paralisação do certame em 2003, a equipe cearense caiu precocemente algumas vezes no torneio. Nos anos de 1998 até 2002, o Alvinegro de Porangabuçu não chegou as fases finais. Em 1998, foi a única oportunidade, nesse periodo, em que o clube avançou, porém foi eliminado na 2ª fase (3º lugar no grupo F com 7 pontos). De 2000 até 2002 a Copa do Nordeste foi realizada em pontos corridos, que acabou não trazendo sorte ao Vovô no torneio.

As únicas vezes que a equipe alvinegra ficou de fora da competição foram em 1994 (primeira edição realizada e contava com Guarany de Sobral e Fortaleza como os representantes do estado do Ceará) e 2017 (não garantiu vaga no torneio por não ter chego a final do Campeonato Cearense de 2016).

Veja o histórico do Ceará na quartas de final da Copa do Nordeste;

1997- Pela primeira vez nas quartas, o Ceará passou pelo náutico nas quartas de final da competição, depois de ter eliminado o América de Natal nas oitavas. Nas semifinais caiu para o Vitória, que viria a ser campeão dessa edição.

2003- O Ceará volta a jogar uma quarta de final de Copa do Nordeste em 2003 quando foi eliminado para o Fluminense de Feira/BA, que seria vice campeão do torneio.

2013- Com a volta da competição, o Vovô volta a disputar uma quartas de final depois de dez anos. Após se classificar para o mata-mata em segundo no grupo A, o Ceará eliminou o Vitória/BA nas quartas de final. Já nas semifinais caiu para o ASA/AL.

2014- Na edição seguinte, o Alvinegro eliminou novamente o Vitória/BA nas quartas de final e faria o que seria até então sua melhor campanha sendo vice campeão, perdendo a final para o Sport/PE.

2015- Um ano depois, o adversário dessa vez seria o Salgueiro. O time pernambucano não deu muito trabalho ao Alvinegro nas quartas daquela edição, que terminaria com o primeiro do Ceará, conquistado de forma invicta, vencendo o Bahia na final.

2016- O adversário nas quartas dessa vez seria o Santa Cruz/PE. O tricolor pernambucano venceu os 2 jogos e eliminou o alvinegro por 3 a 1 no agregado.

2018- Nas quartas de final dessa edição, o Ceará foi até alagoas enfrentar o CRB. Após empate no jogo de ida por 3 a 3 e empate no castelao, o alvinegro passou de fase nos critérios de desempate pelos gol fora de casa. Nas semifinais caiu para o Bahia por 1 a 0 no agregado.

2019- Em 2019, o time treinado por Lisca caiu precocemente nas quartas para o náutico após perder por 2 a 0 em casa.

2020- Esse ano foi especial para os alvinegros na Copa do Nordeste. Nas quartas o Ceará encarou o Vitória/BA e levou a melhor no Castelão por 1 a 0. Na fase seguinte, eliminou o rival Fortaleza também por 1 a 0. Na grande final contra o Bahia venceu os 2 jogos e se sagrou bicampeão invicto do torneio.

2021- O Ceará terá pela frente o Sampaio Corrêa/MA nas quartas do nordestão. Favorita ao título, a equipe treinada por Guto Ferreira busca o tricampeonato da Copa do Nordeste.

Deixe uma resposta