COPA DO NORDESTE Fortaleza

Contra o Bahia, Fortaleza busca quebrar tabu

Foto: Leonardo Moreira/FortalezaEC

O tricolor cearense tem péssimo retrospecto contra os baianos pelo Nordestão

Na tarde deste sábado, 03, acontece a 7ª rodada da Copa do Nordeste com um duelo de dois times da elite do futebol brasileiro, Fortaleza e Bahia. Os tricolores se enfrentam às 16hrs na Arena Castelão e, para além da classificação antecipada para às quartas de final do regional, o Leão do Pici busca quebrar um tabu indigesto de nunca ter vencido o time baiano pelo Nordestão.

Anúncios

Essa é a 18ª edição do torneio regional que teve início em 1994 (aconteceram algumas interrupções nesse tempo) e conta com nove campeões até então. Nesse período, Fortaleza e Bahia já se enfrentaram em 11 jogos, com oito vitórias para os baianos e três empates. Desses duelos, cinco foram na capital cearense e outros seis foram em Salvador. O ultimo encontro entre as equipes pela Copa do Nordeste ocorreu em 2019, na Arena Castelão. Empate em 2 a 2.

Anúncios

O CONFRONTO MAIS MARCANTE

Alguns duelos entre os tricolores foram emblemáticos, como o de 2002, em que o Bahia garantiu a vitória com um gol de bicicleta de Sérgio Alves, ou então o de 2016, onde às equipes se enfrentaram pelas quartas de final e protagonizaram um dos melhores jogos naquela edição no empate em 1 a 1 na Fonte Nova.

Mas, nenhum desses tiveram uma carga de importância tão grande quanto ao duelo pela semifinal de 2001. Fortaleza e Bahia fizeram uma primeira fase excelente e mediram forças para ver quem ia para a grande final. O jogo foi em Salvador e os baianos se deram melhor e venceram os cearenses por 2 a 1. O Leão terminou em quarto lugar na classificação geral, sendo a melhor colocação do clube no regional até 2013, onde também caiu nas semi e finalizou o torneio em terceiro. Mais tarde, em 2019, o Clube da Garotada enfim conquistou o Nordestão.

Anúncios

Nordeste FC – Leitores do Futebol Cearense possuem desconto para não perder um só lance da Copa do Nordeste! Clique aqui e garanta 40% de desconto no plano temporada utilizando o cupom FUTCEARENSE40 ou 20% de desconto no plano mensal utilizando o cupom FUTCEARENSE20.

Ednardo Castro
Cearense, formado em jornalismo, apaixonado por futebol.

Deixe uma resposta