CAMPEONATO CEARENSE COPA DO BRASIL COPA DO NORDESTE

Estádios cearenses vazios: um ano de jogos sem público no estado

(Foto: Divulgação)

Os campeonatos nacionais da temporada 2020 terminaram sem a presença de público.

Dia 12 de março, nessa mesma data, um ano atrás, o Ceará venceu o Vitória por 1 a 0 na Arena Castelão, em partida válida pela Copa do Brasil. Esse jogo não deveria ser lembrado por um motivo tão específico, mas, por conta da disseminação do coronavírus, foi a última partida com a presença de público no estado do Ceará.

Na noite anterior, dia 11, a Organização Mundial da Saúde (OMS), tinha elevado o grau de classificação da doença para “pandemia”, ou seja, uma epidemia global. Dessa forma, todos os países deveriam agir de forma preventiva para conter os danos que poderiam acontecer. Além das decisões governamentais, a CBF decidiu por paralisar todas as competições nacionais no dia 16, consequentemente, um efeito dominó aconteceu nas federações estaduais.

Após um período de quatro meses parados, no dia 13 de julho, os times cearenses voltaram a entrar em campo para os jogos do estadual por causa do relaxamento das medidas restritivas no estado. As partidas aconteceram sem a presença de público e foram realizadas em Fortaleza e Região Metropolitana .

Além do Campeonato Cearense, as competições que completaram o calendário nacional da temporada 2020 também aconteceram sem torcida: Copa do Nordeste, Copa do Brasil e todas as divisões do Campeonato Brasileiro. Porém, com o número de casos da covid-19 diminuindo de forma considerável, a expectativa era de que em 2021 o público voltasse, pois Ceará e Fortaleza, em seus respectivos planejamentos de orçamento para esse ano, colocaram “bilheteria” como possível fonte de renda.

A previsão não se concretizou. Na passagem de ano para 2021, os casos de covid-19 aumentaram novamente e o Brasil, de maneira geral, voltou a sofrer com alta na ocupação de leitos de UTI. Para amenizar, novas medidas restritivas foram sancionadas por autoridades.

Atualmente, o Ceará está sob novo decreto do governador Camilo Santana, que adotou o Lockdown para todo o estado até o dia 21. As partidas do Campeonato Cearense 2021 não poderão acontecer, enquanto que as competições nacionais não foram atingidas pela medida. 

Desde o início da pandemia, o torcedor alencarino está com dificuldades de marcar um novo encontro presencial com seu time do coração, apoiando, então, de casa. Mas, além disso, ele aprendeu a torcer também por uma nova causa: a vida.

Deixe uma resposta