Ceará

Superação define; conheça a história de Edna, zagueira do Ceará

Foto: Pedro Chaves

Atualmente no Ceará, a zagueira Edna Maria de Souza, de 29 anos teve que suar muito pra chegar onde chegou.

A história começou quando Edna ainda era muito jovem. A garota desde cedo quis ser jogadora de futebol e compartilhou o desejo com os pais. Entretanto, ela não tinha muito apoio do pai, que temia pelo que a filha poderia passar ao escolher essa profissão, mas Edna tinha o total apoio de sua mãe Jovita, que inclusive convenceu a cabeça do marido para que ele também acreditasse na filha.

Aos 18 anos de idade, Edna fez seu primeiro teste no Atlético de Juventus, e foi aprovada. A partir desse momento, um sonho começava a se tornar realidade. Com a aprovação, Edna convenceu seus pais a sair de casa e ir morar com outras atletas, que conseguiram bolsa de estudo em uma escola particular.

Anúncios

Cinco anos depois, aos 23 anos de idade, Edna passaria por outro desafio: a gravidez. Edna na época jogava pela Portuguesa, e estava nas quartas de final do Paulistão. Edna temeu que alguém descobrisse e denunciasse, então para não prejudicar o time, ela se afastou.

Edna explicou a situação apenas para seu técnico, que deu total apoio a ela, afirmando que queria vê-la novamente. Depois de um tempo, Edna retornou ao clube, mas não sozinha, voltou com sua filha Rayssa e explicou para as meninas toda a situação e o motivo de sua saída tão repentina.

Edna demorou um pouco para retomar a forma física e ganhar ritmo de jogo. A defensora ainda tinha que ficar alternando em se dedicar ao máximo na profissão e cuidar de sua filhinha. Aos poucos, e com a determinação de sempre, Edna retornou aos granados. A atleta afirmou que usou como inspiração a jogadora da seleção brasileira Tamires, que além de jogadora, é mãe, e nunca teve que abandonar o futebol por conta disso.

Atualmente Edna está no Ceará, onde já conquistou o Campeonato Cearense 2019, sendo um dos destaques da equipe alvinegra.

Edna é a prova viva de superação. Uma mulher que nunca desistiu de seus sonhos e mesmo com toda a adversidade, achou forças para superar os problemas. Edna além de ter se tornado jogadora de futebol, de maneira involuntária se tornou algo ainda maior: inspiração para diversas pessoas.

Anúncios

Deixe uma resposta