Atlético Cearense Barbalha CAMPEONATO CEARENSE Caucaia Crato FCF Ferroviário Guarany de Sobral Icasa Pacajus Série A - Cearense

Rebaixamento, classificação e vaga na Copa do Brasil: 6ª rodada do Cearense pode ser decisiva

(Foto: Divulgação/FCF)

Além das definições no campo, risco de paralisação aumenta a tensão dos jogos

Nesta quinta-feira (04) será disputada a penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Cearense 2021. Tudo pode ser decidido em apenas na tarde de hoje: Rebaixamento, Vaga para a Copa do Brasil 2022 e os classificados a próxima fase do estadual.

Copa do Brasil 2022

Caucaia e Ferroviário dividem a liderança a duas rodadas, empatados com 10 pontos. Contudo, um fator pode pesar bastante nessa disputa: o Barbalha. Com a crise financeira na Raposa do Cariri, houve risco até de W.O. A equipe do Cariri foi vítima dos líderes. A diferença ficou no saldo.: Enquanto o Tubarão fez três gols de saldo, o Tricolor fez oito.

Com essa dificuldade de reverter o saldo, o Ferrão não pode perder na próxima rodada ou pode ver a vaga para a Copa do Brasil 2022, escapar. E como tempero nessa briga, a última rodada com confronto direto, na Vila Elzir Cabral.

Ainda com chances, Pacajus, Atlético e Icasa correm por fora. São nesse momento, terceiro, quarto e quinto colocados respectivamente, com desvantagem para o Verdão do Cariri, que está atrás das duas equipes por dois pontos.

Classificação para a Segunda Fase e Rebaixamento

Matematicamente, todas as vagas estão abertas. Mas aos dois líderes, basta apenas o empate para garantir a classificação. A eliminação nessa fase significa também o rebaixamento para a Série B do torneio.

Guarany e Barbalha estão empatados, com quatro pontos, mas pelo saldo, o Bugre fica na sexta posição, fora da zona. O Crato vem atrás, na lanterna, com apenas dois pontos.

Uma combinação de resultados pode definir os rebaixados. Basta a diferença se tornar superior a três pontos. Caso o Cacique do Vale vencesse e contasse com derrota da Raposa do Cariri e uma não vitória do Azulão, a situação ficaria quase decidira. Isso porque a diferença entre Guarany e Barbalha ficaria exatamente em três pontos. E o saldo hoje é de sete gols de diferença. Considerando o exemplo de combinação de resultado citado, acrescentaria na melhor das hipóteses, mais dois gols nessa gordura do Bugre, deixando a desvantagem do Barbalha em nove gols.

Confrontos da Rodada

Todos os jogos ocorrerão às 15:30. No Raimundão, o Caucaia receberá o Icasa. Já o Barbalha viaja até Pacajus, para enfrentar o time da casa, no estádio João Ronaldo.

Em Sobral, o Guarany recebe o Atlético, no Junco. Fechando a rodada 6, o Crato joga a vida contra o Ferroviário, em casa, no estádio Mirandão.

Anúncios

Lockdown e Possível Paralisação

Na noite de ontem (03), o Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, anunciou um novo lockdown na capital do estado, para conter a curva de casos da covid-19 e recomendou a municípios em estado grave, a adoção das mesmas medidas. As novas restrições se iniciarão na próxima sexta-feira (05).

Com quatro equipes em todo o estadual sendo da capital e o risco dessas medidas também serem adotadas em outros municípios, o Cearense 2021 pode ser mais uma edição paralisada por conta da pandemia.

Curiosamente, o Presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, concedeu entrevista ao Blog do Kempes, ontem (03), antes do decreto do estado (praticamente antecipando o fato), onde comentou sobre uma possível parada do futebol em âmbito estadual. Confira:

Mauro Carmélio: “Não chegou nada até agora. É claro que a gente se assusta com tudo o que está acontecendo. Ontem, foi o maior número de mortes no Brasil, então, não tem como você não se preocupar. Mantenho conversas com o Governo do Estado sobre a programação dos jogos até para não ferir o toque de recolher, mas até agora não recebemos nenhuma sinalização sobre uma possível paralisação do futebol. Agora, não ficarei surpreso se o futebol parar. Não será surpresa minha se houver uma crescente do número de mortos e de casos e dessa forma a situação chegar a tal ponto para mandarem parar o futebol.”

A última rodada da primeira fase está marcada para o próximo domingo (06), mas uma possível reunião entre clubes e federação nas próximas horas pode alterar o cronograma.

Anúncios

Deixe uma resposta