Ceará COPA DO NORDESTE

Copa do Nordeste: conheça os concorrentes do Ceará no Grupo A

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Vovô é o atual campeão

O pontapé inicial da maior competição regional de clubes do Brasil, será dado na tarde deste sábado (27). O Ceará, que estreia no campeonato apenas na segunda-feira (03), vai em busca do terceiro título da Copa do Nordeste. Diante disso, o Portal Futebol Cearense resolveu fazer um guia dos concorrentes de grupo do Vovô, confira:

Atual campeão, o Ceará deve jogar as primeiras rodadas com um time alternativo recheado de jogadores campeões brasileiro de aspirantes e alguns reforços que já haviam treinando.

Com a espinha dorsal já montada, a equipe de Guto Ferreira chega como a favorita ao título.

4 de Julho

Participações em Copa do Nordeste: Estreante

Melhor campanha: Nunca participou

Principais destaques: Ted Love (A) e Chico Bala (LE)

Treinador: Flávio Araújo

A equipe piauiense é comandada pelo cearense Flávio Araújo e se classificou por ser campeão estadual 2020. Não conquistava o título desde 2011.

Sem boas condições, o 4 de Julho deve mandar seus jogos na capital e não em Piripiri, pois o Estádio Helvídio Nunes de Barros foi vetado.

Bahia

Participações em Copa do Nordeste: 17

Melhor campanha: Campeão (3x – 2001, 2002 e 2017)

Principais destaques: Gilberto (A) e Rodriguinho (M)

Treinador: Dado Cavalcanti

Vice-campeão em 2020, o Bahia quer retomar a hegemonia regional nessa temporada, mas o clube deve iniciar a competição com a equipe de transição, pois a diretoria e comissão técnica ainda trabalham na montagem do elenco.

Uma perda já é garantida, pois o volante Gregore foi negociado com o Inter Miami.

Com a permanência na Série A e a vaga na Copa Sul-Americana, a diretoria deve manter Dado no comando técnico.

Confiança

Participações em Copa do Nordeste: 13

Melhor campanha: Semifinal (2020)

Principais destaques: Robinho (A)

Treinador: Daniel Paulista

Os sergipanos foram semifinalistas na edição passada e chegam com fome para 2021. Após garantir a permanência na Série B, o Confiança sofreu algumas baixas, como o atacante Reis e o lateral Thiago Ennes, mas vem repondo as perdas.

O atacante Robinho, ex-Ceará e Orlando City, retorna ao Dragão onde já teve uma boa passagem. O centroavante Cristiano foi emprestado pelo Vovô aos sergipanos.

CRB

Participações em Copa do Nordeste: 17

Melhor campanha: Vice-campeão (1994)

Principais destaques: Gum (Z)

Treinador: Roberto Fernandes

O CRB até sonhou com o acesso à elite nacional, mas vários tropeços fizeram o Galo ficar no meio da tabela na Série B. Apesar disso, a diretoria manteve o técnico Roberto Fernandes e boa parte do elenco.

O experiente zagueiro Gum é o pilar defensivo dos alagoanos. Para qualificar o plantel, o goleiro Diogo Silva, ex-Ceará, e o volante paraguaio Jiménez, ex-Operário, são os principais reforços

Anúncios

Sampaio Corrêa

Participações em Copa do Nordeste: 6

Melhor campanha: Campeão (2018)

Principais destaques: Ferreira (V) e Joécio (Z)

Treinador: Rafael Guanaes

O Sampaio Corrêa quase conseguiu o acesso a Série A ao terminar a segunda divisão na sexta colocação. Com isso, a Bolívia Queria perdeu vários destaques do seu elenco inclusive o treinador.

Leo Condé acertou com o Novorizontino-SP e o jogadores Caio Dantas e Marcinho foram para o futebol chinês e Cruzeiro, respectivamente.

A Bolívia Querida apostou no jovem técnico Rafael Guanaes, nome conhecido nas categorias de base do Brasil e que, recentemente, estava no Athletico-PR.

Santa Cruz

Participações em Copa do Nordeste: 15

Melhor campanha: Campeão (2016)

Principais destaques: Chiquinho (M) e Pipico (A)

Treinador: João Brigatti

Após bater na trave e não subir à Série B, o Santa Cruz passou por uma reformulação geral inclusive na diretoria após novas eleições no clube.

Mesmo perdendo vários destaques, o ‘Santinha’ manteve o meia Chiquinho e o atacante Pipico.

Na beira do campo, Marcelo Martelotte deu lugar a João Brigatti. Com uma longa história no Londrina, o treinador chega pressionado para fazer o Tricolor novamente campeão.

Treze

Participações em Copa do Nordeste: 9

Melhor campanha: Semifinal (2010)

Principais destaques: Birungueta (A) e Marcelinho Júnior (A)

Treinador: Marcelinho Paraíba

O futebol paraibano passa por uma grave crise financeira e os clubes acabaram perdendo força no cenário regional. O Treze, rebaixado a Série D 2021, terá Marcelinho Paraíba estreando como treinador no comando do clube.

Além dele, o seu filho, Marcelinho Júnior, fará parte do elenco do Galo.

Anúncios

Deixe uma resposta