COPA DO BRASIL Copa Fares Lopes Ferroviário

Ferroviário mantém sequência de títulos e chega na terceira Copa do Brasil em 4 anos

Foto: Lenilson Santos

Foi o terceiro título coral nos últimos quatro anos

No último domingo, 14, o Ferroviário conquistou o título da Copa Fares Lopes 2020 ao vencer o Icasa por 1 a 0 no estádio Domingão, em Horizonte. A conquista, que veio de forma invicta, mostra que o clube coral atravessa, já há alguns anos, um momento de fortalecimento dentro do futebol cearense. Aos poucos, o Tubarão da Barra volta a se solidificar como a terceira força do estado, atrás de Ceará e Fortaleza.

Rebaixado no Campeonato Cearense de 2014, o Ferroviário disputou por duas vezes consecutivas a Série B estadual, retornando a elite apenas em 2017, após o Guarany de Sobral ser rebaixado da Série A por não comprovar a regularidade fiscal do clube. O Tubarão aproveitou a oportunidade que caiu em seu colo e fez bonito. Em uma campanha surpreendente, o Ferrão chegou as finais da competição, eliminando o Fortaleza na semifinal e sendo vice campeão ao perder a decisão para o Ceará. A bela trajetória fez com que o Peixe garantisse vagas na Série D do Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste.

Em 2018, o Ferroviário viveu seu auge no cenário nacional. Com outra campanha surpreendente, o clube da barra chegou na 4ª fase da Copa do Brasil, eliminando Confiança, Sport e Vila Nova. A eliminação para o Atlético Mineiro com um empate em 2 a 2 na Arena Castelão, mostrou que o Ferroviário estava no caminho certo.

Anúncios

De volta a Série D do Campeonato Brasileiro, o Tubarão mostrou as boas campanhas anteriores não eram obras do acaso. Com um time reforçado, o clube foi superando os adversários, até chegar na conquista da competição. O primeiro título nacional da história do Ferroviário coroava de vez o ressurgimento de uma das maiores forças do futebol nordestino. De quebra, o Ferroviário também levantou de forma inédita a taça da Copa Fares Lopes.

No ano seguinte, em 2019, mais um troféu para galeria coral. Embora que de forma simbólica, o Ferrão conquistou a Taça dos Campeões, ao bater o Ceará no estádio Presidente Vargas (PV), em jogo também válido pela Campeonato Cearense. Na temporada, o Ferroviário também disputou mais uma vez a Copa do Brasil. O clube foi eliminado na primeira fase ao empatar com o Corinthians por 2 a 2.

Em sua reestreia na Série C do Campeonato Brasileiro, o Tubarão da Barra fez uma ótima campanha, ficando boa parte da competição entre os 4 primeiros colocados. A saída do técnico Marcelo Villar, abalou o clube e no final o Ferrão perdeu a vaga para o mata-mata.

Com o título do último domingo, o bicampeonato da Copa Fares Lopes, o Ferroviário garantiu mais uma vez uma vaga na Copa do Brasil. A edição de 2021 será a terceira do Peixe nos últimos 4 anos. Nas últimas três temporadas, o clube levantou pelo menos um troféu. Com organização, aos poucos o Ferroviário vai demonstrando que pode voltar a incomodar Ceará e Fortaleza e recuperar a hegemonia no posto de terceira força do estado.

Anúncios

Deixe uma resposta