CAMPEONATO BRASILEIRO Ceará Fortaleza

Com a derrota do Ceará diante do Flu, campanha do Fortaleza em 2019 segue como a melhor de um cearense na Série A na era dos pontos corridos

Foto: Kely Pereira/AGIF

Vovô perdeu forças na reta final do Brasileiro e não pode mais alcançar a campanha feita pelo arquirrival em 2019

Na noite desta segunda-feira (15), o Ceará recebeu, na Arena Castelão, a equipe do Fluminense. O confronto, válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2020, era mais um do Vozão na busca pela vaga na Pré-Libertadores 2021. Como resultado do duelo, vitória do time carioca por 1×3. Com gols de John Kennedy, Martinelli e Samuel, o Fluzão superou o Vovô, que descontou com Vina, e, dessa forma, complica o time cearense na disputa por uma vaga na principal competição do continente. Sendo assim, o Ceará segue na 12ª posição na tabela de classificação, com 46 pontos somados. Na competição, o Vovô enfrenta, ainda, os já rebaixados Coritiba e Botafogo e mantém vivo, ainda, o sonho de integrar o G8 ao final do torneio.

Anúncios

Recorde segue

Com a derrota do Ceará diante do Fluminense, um recorde histórico para o futebol do estado será mantido. Isto porque, com o Vozão podendo alcançar no máximo 52 pontos no Brasileiro, a melhor campanha de um cearense na era dos pontos corridos continua sendo a do Fortaleza de 2019. Com 53 pontos conquistados, o Leão finalizou a competição na 9ª posição na tabela e foi, dessa forma, a primeira equipe na zona de classificação à Copa Sul-Americana em 2020. O Tricolor do Pici, em 38 jogos, conquistou 15 vitórias, somou 8 empates e sofreu 15 derrotas. Em 2020, o Vozão, por outro lado, soma, em 36 jogos, 12 vitórias, 10 empates e 14 derrotas. Além disso, em 2005, o Fortaleza somou 55 pontos na primeira divisão. Em contrapartida, o clube disputou 42 partidas, quatro a mais que em 2019, e terminou o campeonato na 13ª colocação.

Melhor campanha própria

Apesar do Vovô não poder mais superar o Fortaleza como o melhor cearense na era dos pontos corridos, outro recorde pode ser estabelecido. Com 46 pontos e com dois jogos pendentes, o Ceará pode superar sua própria melhor campanha na elite do futebol brasileiro. Em 2010, em sua primeira participação neste formato, o Alvinegro somou 47 pontos e finalizou o campeonato em 12º, indo à Copa Sul-Americana. Dessa forma, caso vença mais uma partida ou empate ambas, o Vozão ultrapassará seu atual recorde. Além disso, cabe ressaltar que, embora o Ceará não alcance mais a pontuação do Fortaleza de 2019, o time ainda pode finalizar o campeonato em uma posição superior a do arquirrival. Sendo assim, é possível que o Vovô ainda conquiste a vaga na Pré-Libertadores, o que o tornaria o primeiro cearense a classificar-se para o torneio.

Anúncios

Melhor campanha na história

Falando não só da era dos pontos corridos, mas de toda a história do Campeonato Brasileiro, a melhor campanha de um clube do estado do Ceará na primeira divisão do futebol nacional também é do Fortaleza. Tendo sido vice-campeão da Taça Brasil em duas oportunidades (1960 e 1968), o Leão foi quem chegou mais perto do título. Em 1964, o Ceará finalizou a competição em terceiro, sendo esta a sua melhor colocação na história na elite nacional.

Anúncios

Deixe uma resposta