CAMPEONATO BRASILEIRO Ceará Fortaleza

Após a rodada, saiba quais são as chances de Ceará e Fortaleza no Campeonato Brasileiro

(Foto: Pedro Chaves/FCF)

O alvinegro tem boas chances de classificação na Sulamericana; enquanto que o Fortaleza aproxima a probabilidade de rebaixamento ao número zero.

Depois das partidas de Ceará e Fortaleza na noite da última quarta-feira (4), o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgou as chances dos times no campeonato. Com o empate por 1 a 1 contra o São Paulo, o Vovô está quase confirmando sua vaga na Sulamericana; já o Leão, após a vitória por 3 a 0 contra o Vasco, diminuiu a sua probabilidade de rebaixamento.

NÚMEROS DO CEARÁ

O alvinegro, depois de um empate fora de casa contra o São Paulo, viu suas porcentagens mudarem. Faltando 3 rodadas para serem jogadas, a chance de classificação para a Libertadores da América ficou menor, em um percentual de 3,8%. Porém, quando se trata da Sulamericana, a realidade é bem diferente; com um número de 95,9%, a possibilidade do Ceará se classificar é bem alta.

NÚMEROS DO FORTALEZA

Com uma boa vitória contra o Vasco na Arena Castelão e vencendo a segunda partida seguida, o tricolor consegue aproximar o número da possibilidade de rebaixamento a zero; atualmente com 2%. Além disso, ainda dá para sonhar com vaga em competição internacional; com 36,2% de chance, o Fortaleza também tenta se aproximar da Sulamericana.

METODOLOGIA UFMG

Criado em 2006, o site “Probabilidades do Futebol”, da UFMG, faz projeções de quais objetivos os times podem alcançar no Campeonato Brasileiro. Como metodologia de cálculo, é feita uma análise da classificação geral, o desempenho nos jogos em casa e fora de casa, a classificação dos últimos 10 jogos e simulações de jogos futuros.

Deixe uma resposta