Barbalha CAMPEONATO CEARENSE FCF Série A - Cearense

Campeonato Cearense 2021: Barbalha fará sua terceira participação na elite estadual e busca voos mais altos

(Foto: divulgação/Barbalha)

A Raposa estreia no torneio já nesta quarta-feira (10)

O Barbalha vive a expectativa da estreia no Campeonato Cearense 2021. Nesta quarta-feira (10), às 15:30, o clube do cariri enfrentará o Guarany de Sobral, no estádio do Junco, fora de casa. Será o primeiro jogo oficial da equipe no ano.

Anúncios

Fundada em 2002, a Raposa dos Verdes Canaviais, como é conhecida, fará sua terceira participação consecutiva na elite do futebol cearense. Em 2020, a equipe foi a única representante da região do Cariri, que conta com camisas históricas do estado, como Icasa e Guarani de Juazeiro. Agora, o Barbalha contará com a companhia de outras duas equipes: o já mencionado Icasa e o Crato. A região do extremo sul do estado terá três equipes de três cidades (Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte).

Histórico de Participações

Em 2019, o Barbalha chegou pela primeira vez em sua história na elite do Campeonato Cearense. Com formato muito parecido com o atual, a Raposa fez uma grande primeira fase, onde saiu campeã e conquistou uma vaga para a Copa do Brasil 2020. Mas na segunda fase, veio uma campanha decepcionante, que fez o time terminar na lanterna.

De forma semelhante, a temporada 2020 foi um pouco pior. Na primeira fase, mais uma grande campanha, porém, que terminou na segunda posição, perdendo a vaga para o torneio nacional para o Guarany de Sobral. Na segunda fase, mais uma vez a equipe amargou a lanterna.

Anúncios

O que está em jogo?

É surreal imaginar uma equipe recém fundada e com baixo investimento, conquistar o título em um campeonato onde as duas maiores forças monopolizam a taça há 26 anos. Contudo, abaixo de Ceará e Fortaleza, existe vários interesses e possibilidades para as demais equipes.

O Barbalha tem a expectativa de aproveitar o bom momento do estado, onde a Federação Cearense conquistou mais uma vaga no Brasileirão Série D e deve confirmar mais uma vaga na Copa do Nordeste, a partir da edição de 2022, para brigar por novas perspectivas. Novamente, na primeira fase, o campeão garantirá classificação para a Copa do Brasil 2022. Da segunda fase em diante, três vagas de Série D, mais uma para a Copa do Brasil e duas de Copa do Nordeste estarão em jogo.

O Elenco

No último mês de 2020, a diretoria da Raposa anunciou Higor César como novo treinador. O novo comandante tem 38 anos e traz em seu currículo boas passagens por clubes de baixo investimento, em comparação com seus respectivos adversários locais, como: Petrolina/PE, e conquistou dois acessos para a elite do Campeonato Potiguar com o Santa Cruz de Natal e o Força e Luz, além de um vice-campeonato com o Globo, no mesmo estadual.

Já o grupo de atletas é formado por nomes desconhecidos. O que não quer dizer baixa qualidade. Foi em 2020, que o clube do interior teve como maior destaque, o jovem centroavante Cléber. Ainda no estadual, o jogador foi vendido para o Ceará, fez dois gols na final da Copa do Nordeste e hoje é titular na equipe de Guto Ferreira, na disputa da Série A.

Confira a lista do grupo que representará o Barbalha no Campeonato Cearense:

  • Goleiros: Camilo, Wallace e Davi.
  • Laterais direitos: Iranison e Eduardo
  • Laterais esquerdos: Wallace Bahia e Jeffinho
  • Zagueiros: Igor Jacaré, Jamerson, Saulo e Charles
  • Volantes: Jefferson, Douglas Bomba, Xexeu, Pedro Isidoro, Anderson Cachorrão.
  • Meias: Eduardo Ninja, William Bersan, Romário, Luiz Felipe
  • Atacantes: Pablo, Hudson, França, Felipinho e Alan Victor
Anúncios

Deixe uma resposta