Fortaleza

Wellington Paulista iguala artilharia de 2019 e chega ao 30º gol pelo Fortaleza

Foto: Bruno Oliveira/Fortaleza EC

Pelo segunda temporada consecutiva, Wellington Paulista é o principal artilheiro do Fortaleza

Uma parceria que deu certo. Contratado em 2019 depois de passar por um mau momento na Chapecoense, o Wellington Paulista chegou ao Fortaleza aos 34 anos com desconfiança de grande parte da torcida tricolor e da imprensa cearense. Na época, a diretoria tricolor procurava um goleador para substituir Gustagol, artilheiro da equipe em 2018 com 30 gols.

O início da passagem de Wellington no Fortaleza não era de animar. Apesar das poucas participações no time comandado pelo técnico Rogério Ceni, o experiente centroavante não conseguia acompanhar o ritmo da equipe que com um bom desempenho dentro do Campeonato Cearense e da Copa do Nordeste.

Porém, foi no momento decisivo que a marca do artilheiro apareceu. Titular nas finais da Copa da Nordeste, Paulista foi o autor dos dois gols que garantiram o título para o tricolor de aço. Além disso, o atacante teve boa participação nas duas vitórias contra o Ceará, que garantiram a taça do estadual para o clube do Pici.

Anúncios

No Campeonato Brasileiro, WP9 ganhou de vez a torcida. Batedor de pênaltis oficial da equipe, espírito de luta, liderança e mais 13 gols, fez com que o atacante terminasse um ano histórico para o Fortaleza como o principal artilheiro do time, com 15 tentos no total.

Importante em 2019, a dúvida seria se Wellington Paulista conseguiria ajudar o tricolor de aço em 2020, agora com 35 anos. A temporada para o Fortaleza teria Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. A quantidade de jogos poderia ser desgastante para o atacante, e por a diretoria tricolor contratou mais dois centroavantes: Edson Cariús e Thiago Orobó.

No entanto, WP mais uma vez mostrou a sua importância. Aos poucos, sem conseguir convencer, os dois contratados perderam espaço na equipe e foram negociados. Durante a temporada, que ficou paralisada por 4 meses devido a pandemia do novo coronavírus, Paulista viveu altos e baixos, mas conseguiu provar que merece ser titular.

Restando ainda 4 jogos para o fim do Campeonato Brasileiro, Wellington Paulista já tem a mesma quantidade de gols que fez em 2019 (15). No total, o experiente atleta já marcou 30 vezes com a camisa do Fortaleza. Se balançar a rede mais uma vez, o camisa 9 supera o número de gols de Gustagol.

Apesar da atual temporada ser muito abaixo da última para o Fortaleza, WP conseguiu manter sua média de gols e conquistou um grande feito no Campeonato Brasileiro. Com 103 gols na história da competição, Paulista superou os números de Pelé (101) e se tornou o 14º maior artilheiro do Brasileirão no geral e o 4º na era dos pontos corridos.

Com destaque na última vitória do Fortaleza no Campeonato Brasileiro contra o Coritiba, partida que colocou o leão mais próximo de uma permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, Wellington Paulista ainda não sabe por quanto tempo ainda ficará no tricolor. Seu atual contrato vai até maio e o atacante recebeu recentemente uma sondagem do Cruzeiro.

Com mais uma artilharia na temporada e um dos símbolos do atual elenco, se tonar cada vez mais improvável que o atacante não renove com o Fortaleza.

Anúncios

Deixe uma resposta