“Campanha histórica” cita Guto Ferreira sobre o campeonato que faz o Ceará

Foto: Reprodução/Vozão TV

Treinador alvinegro objetiva buscar vaga na Sul-Americana

Neste domingo (24), o treinador Guto Ferreira, do Ceará, concedeu entrevista coletiva à imprensa após a vitória do Vozão sobre o Palmeiras por 2×1. O comandante falou sobre a partida, a campanha do time alvinegro no Brasileirão e os objetivos para o restante da temporada.

Anúncios

O jogo contra o Palmeiras

Perguntado sobre o resultado construído no primeiro tempo, Guto respondeu se teve a intenção de segurar mais a partida na segunda etapa:

Nós começamos o jogo com uma marcação um pouco mais alta, onde nós conseguimos o primeiro gol, uma pressão do Lima para cima do Scarpa. […] O time do Palmeiras é um time com muita qualidade, independente dos jogadores que vá à campo. E, sempre que a gente cedia um pouco de espaços para eles, eles nos dificultavam bastante. Que bom que a nossa zaga fez uma partida muito boa. Ainda assim eles tiveram duas chances que poderiam ter empatado a partida. A medida que a gente tomou o gol, nós tivemos uma postura mais de segurança, não abrimos mão de atacar, mas abaixamos um pouco mais a linha para ter mais sustentação. E isso aconteceu, se você pegar o jogo todo, acho que (O Palmeiras) teve uma chance real de gol, após essa situação que abaixamos a linha.

Além disso, o treinador falou sobre as conquistas que essa vitória trouxeram:

Um jogo difícil, mas saímos vencedores. Uma vitória maiúscula, uma vitória que, acho que, nos garante matematicamente na Série A. O primeiro objetivo cumprido, e agora olhar para frente, aquele peso inicial sai das costas. Agora vamos trabalhar para buscar coisas maiores.

Anúncios

Vitória como mandante e campanha histórica

O técnico alvinegro falou sobre a importância dessa vitória como mandante e a próxima sequência de jogos do Vovô:

Ganhar sempre é importante. Acho que o mais importante é que a vitória trouxe a pontuação chave para manutenção. É a melhor campanha do Ceará nos pontos corridos e única equipe cearense que consegue ficar quatro anos seguidos na Série A. E, mais um ponto a ser colocado nessa campanha histórica desse ano, é que faltam 6 rodadas ainda. […] Agora nós vamos trabalhar inicialmente por pontuação de Sul-Americana, a medida que a gente esteja até a última rodada na briga por algo maior, com certeza nós vamos lutar até o último momento. Mas, o próximo objetivo é a Sul-Americana, nós temos que buscar uma pontuação que rapidamente nos garanta dentro na Sul-Americana. Eu acredito que ultrapassando os 50 pontos isso deve acontecer.

Ainda sobre o assunto, Guto destacou os números do meia Vina:

Ainda nessa campanha histórica, o Vina igualou o maior marcador do Ceará em Série A de Brasileiro, que foi o Galhardo no ano passado (2019). O Vina iguala, hoje, com seis rodadas de antecedência em 12 gols. É mais um dado bastante importante do Ceará, que, no returno, é a melhor equipe visitante. E, antes desse jogo, nos últimos 10 jogos, era a quinta equipe de melhor campanha, e talvez tenha subido por conta dessa vitória.

Anúncios

Competitividade do time

Acerca do empenho da equipe no campeonato e a competividade contra times maiores, Guto Ferreira falou:

Na minha apresentação eu falava sobre a qualidade e comprometimento do grupo. E isso não foi da boca para fora, o comprometimento deles não ficou só no falar. Um jogo ou outro oscilando, o que é normal, são seres humanos. Mas, o mais importante é que o Ceará vem conseguindo ultrapassar obstáculos bastante importantes, que em outros anos não conseguia. Vem conseguindo fazer jogos bastante importantes, rivalizando com as principais equipes da competição. O líder da competição, Internacional, é a única equipe que está na frente da tabela e nos ganhou duas vezes. O segundo colocado São Paulo empatamos. O terceiro colocado nós perdemos lá e empatamos em casa. O quarto colocado Flamengo, nós ganhamos as duas. O quinto colocado Palmeiras, perdemos lá e empatamos aqui. […] Nós estamos sempre rivalizando jogos importantes contra os seis primeiros.

Reta final do campeonato

Acerca da importância da vitória para o restante da temporada, o treinador respondeu:

Eu acho que o importante foi como a equipe se portou. A gente conversou preleção que o comportamento da equipe não precisava ser, dentro de casa, muito mais agressivo. Precisava manter uma segurança que ela mantém fora de casa. E foi justamente isso que nós buscamos, ter um comportamento mais equilibrado defesa-ataque do que a gente tinha nos outros jogos. E foi assim que a gente conseguiu, entramos a mil por hora, nós criamos o gol e isso trouxe mais tranquilidade.

Anúncios

Deixe uma resposta