Libertadores, Sul-Americana e Rebaixamento: confira as possibilidades de Ceará e Fortaleza

 

Foto: Felipe Santos/Ceará SC

Ceará tem mais chances de Libertadores do que rebaixamento; Fortaleza cai para 16º e situação preocupa 

Quanto mais próximo da última rodada do Campeonato Brasileiro, mais clubes e torcedores se “preocupam” com a matemática. Enquanto alguns calculam as possibilidades de título e vaga na Taça Libertadores da América, outros, com pretensões mais modestas, pensam em uma classificação para a Copa Sul-Americana ou apenas se livrar da zona de rebaixamento.

A média histórica de pontos para se livrar do rebaixamento no Brasileirão de pontos corridos é de 45 pontos. Porém, em alguns anos, como em 2019, a pontuação pode variar. No ano citado, por exemplo, o Ceará escapou com 39 pontos. Rebaixado na 17a colocação, o Cruzeiro somou apenas 36.
Na briga contra o rebaixamento, o vovô deu um grande passo para se livrar dessa zona. Ao vencer o Flamengo por 2 a 0 no Maracanã no último domingo, 10, a equipe do técnico Guto Ferreira chegou aos 39 pontos.

 

Faltando 9 rodadas e na 9a colocação, o risco do alvinegro caiu para quase 0%. Segundo o site especializado “Chance de Gol”, o Ceará tem apenas 0.03% de chances de ser rebaixado.

Por outro lado, o torcedor do Fortaleza ver o medo de ser rebaixado aumentar rodada a rodada. Sem vencer a 7 jogos, o tricolor viu a distância para o Z4 diminuir rapidamente. Além disso, o leão ocupa atualmente a 16a posição, a primeira fora da zona de rebaixamento.

Com o empate com o Grêmio por 0 a 0 no último sábado, 9, o clube foi ultrapassado pelo Vasco e tem três pontos a mais que o Bahia, clube que está na 17a posição. A situação se torna mais preocupante por que o clube baiano tem uma vitória a mais, o que daria vantagem se o tricolor da boa terra igualasse as pontuações. Na penúltima rodada, Fortaleza e Bahia se enfrentam na Arena Castelão. De acordo com o “Chance de Gol”, enquanto o time de Enderson Moreira apresenta 9,6% de ser rebaixado, o de Dado Cavalcanti tem 51.9%.

COMPETIÇÕES SUL-AMERICANAS

Realizando a melhor campanha dos últimos anos, já é quase certo que o Ceará disputará uma competição sul-americana na próxima temporada. Com nove rodadas pela frente, a expectativa é que o clube termine entre os 10 primeiros colocados. Atualmente, de acordo com o “Chance de Gol”, o vovô tem 90,8% de chances de classificar para a Copa Sul-Americana.

Mas a campanha do alvinegro faz com que seu torcedor sonhe ainda com uma vaga na Taça Libertadores. Com 1,9%, a possibilidade pode ser maior caso alguma time vença a atual competição (Palmeiras ou Santos), além do aumento de uma vaga com o campeão da Copa do Brasil (Palmeiras ou São Paulo) O G6, grupo que atualmente se classifica para a Libertadores via Brasileirão, pode virar G8. Atualmente, o Santos, oitavo colocado, tem 12,9% de chances de Libertadores.

Apesar das dificuldades, o Fortaleza também sonha em disputar mais uma vez a Copa Sul-Americana. De acordo com o “Chance de Gol”, o tricolor de aço 15,9% de se classificar para a competição.

Deixe uma resposta