Fortaleza

Retrospectiva 2020: do futebol ao basquete, veja o que de melhor e pior aconteceu no ano do Fortaleza

(Foto: Dudu Oliveira/Fortaleza EC)

Veja a retrospectiva do ano de 2020 do Fortaleza

O ano de 2020 está chegando ao fim. Diante disso, o Portal Futebol Cearense resolveu fazer uma retrospectiva dos principais fatos que aconteceram no ano do Fortaleza. Tivemos basquete, futsal, jogos eletrônicos, e claro, muito futebol. Então veja abaixo o que de melhor e pior aconteceu no ano do Leão do Pici:

Anúncios

Futebol Masculino

Copa Sul-Americana

A temporada foi iniciada em janeiro, mas o pensamento do Fortaleza estava em fevereiro. Isso porque, o clube estreou em uma competição internacional, ao enfrentar o Independiente na primeira fase da Copa Sul-Americana. Além disso, o Leão do Pici foi o primeiro time cearense a realizar uma partida oficial fora do país.

O Fortaleza esteve próximo de garantir a classificação para a segunda-fase da Copa Sul-Americana, mas um gol contra aos 48 minutos da segunda etapa do jogo de volta, eliminou o clube cearense. Resultado da partida foi 2 a 1, para o Tricolor. No confronto de ida, no estádio Libertadores da América, o Leão não se intimidou, mas quem saiu vitorioso foi o Independiente, por 1 a 0.

Apesar do resultado ruim, o que mais chamou atenção foram as festas feitas pelos torcedores leoninos. Tanto na Arena Castelão, em Fortaleza, como no estádio Libertadores da América, em Buenos Aires, os tricolores estavam lá para marcar presença e fazer um lindo espetáculo.

Copa do Nordeste

O Leão do Pici vivia o sonho de conseguir conquistar duas Copas do Nordeste consecutivas, mas ele acabou não sendo realizado. Isso porque, na semifinal da competição da atual temporada, o Fortaleza enfrentou o Ceará, seu maior rival, e foi eliminado, depois de perder por 1 a 0, com gol do zagueiro Klaus. Antes desse confronto, nas quartas de final, o Tricolor havia eliminado o Sport, nos pênaltis, ao vencer por 4 a 1.

Gol de Klaus na semifinal da Copa do Nordeste (Foto: Felipe Santos/Ceará SC)

Campeonato Cearense

Se na Copa do Nordeste, o lado alvinegro levou a melhor, no Campeonato Cearense foi o contrário. O Fortaleza venceu o Ceará duas vezes na da grande decisão, por 2 a 1 e 1 a 0, respectivamente, e levantou a taça do estadual. Tinga foi o grande nome da decisão, ao marcar gols nos dois jogos.

Fortaleza sagrou-se bicampeão cearense nesta quarta-feira
Comemoração na final do Campeonato Cearense (Foto: Kely Pereira/AGIF)

Campeonato Brasileiro

As campanhas de 2019 e 2020 possuem várias semelhanças. Entretanto, o momento vivido pelas duas equipes é um pouco diferente. Enquanto em 2019 o Leão vinha em uma crescente, em 2020, nesta mesma parte da competição, o Fortaleza passa pelo seu maior momento de dificuldade, dentro de campo, desde 2018.

O Fortaleza chegou a ficar oito partidas consecutivas sem ser derrotado, ainda quando era comandado por Rogério Ceni, mas agora, conseguiu conquistar apenas uma vitória nos últimos 12 jogos. Uma campanha marcada por altos e baixos, mas que até aqui, vem sendo o suficiente para manter o time cearense fora da zona do rebaixamento. Vale ressaltar que o Brasileirão terminará apenas em fevereiro de 2021.

Último adversário enfrentado pelo Fortaleza em 2020 (Foto: Pedro Chaves/FCF)

Futebol feminino

Grata surpresa no ano de 2020 do Fortaleza, o futebol feminino foi uma grande atração para os torcedores leoninos. As Leoas participaram pela primeira vez do Campeonato Brasileiro Feminino Série A2, e fizeram excelente campanha.

Apesar de não ter conseguido o sonhado acesso para a divisão de elite da modalidade, as Leoas fizeram bonito dentro da competição. Na primeira fase, o Fortaleza venceu quatro dos cinco jogos possíveis, e se classificaram no segundo lugar de seu grupo, para o “mata-mata” da competição.

Em seguida, as Leoas eliminaram o Fluminense nos pênaltis, após vencerem a partida de volta por 1 a 0, mesmo resultado do jogo de ida, mas a favor do time carioca. Na fase quartas de final, o Fortaleza acabou sendo eliminado pelo Bahia, e deu adeus a competição.

Fortaleza perde para o Bahia e é eliminado do Brasileirão Feminino A-2 |  Fortaleza Esporte Clube | Time - Notícias | Esportes O POVO
Bahia e Fortaleza, nas quartas de final do Brasileiro A2 (Foto: Thais Pontes/Fortaleza EC)
Anúncios

Fortaleza Basquete Cearense

Assim como o futebol feminino, o Fortaleza Basquete Cearense também foi uma grande atração para os torcedores leoninos. Durante o segundo semestre de 2020, o Leão do Pici fechou uma parceria com o Basquete Cearense, e passou a ser o único representante do estado do ceará no Novo Basquete Brasil (NBB).

A parceria entre as duas partes vem sendo um sucesso. A equipe, atualmente, ocupa a sexta colocação da NBB, com oito vitórias em 13 jogos. Recentemente, o Fortaleza Basquete Cearense, venceu o São Paulo, um dos times favoritos ao título da competição.

Fortaleza Basquete Cearense – Liga Nacional de Basquete
Desmond Holloway, principal jogador do FBC (Foto: Gilvan de Souza/LNB)

E-Sports

O Fortaleza, em abril de 2020, resolveu adentrar também no mundo dos jogos eletrônicos. Desde então, o projeto vem sendo um sucesso. Foram conquistadas inúmeras taças. Atualmente, o tricolor possui times nas seguintes modalidades: FIFA, Pro Evolution Soccer (PES), Counter Strike: Global Offensive, League Of Legend e, em breve também no Free Fire.

Joel Sapo, representante do Fortaleza no e-Brasileirão (Foto: Thais Magalhães/CBF)

Futsal

O time profissional de futsal também foi uma novidade para o torcedor tricolor. No entanto, os resultados ainda não foram dos melhores. Na volta ao Campeonato Cearense, depois de 11 anos, o Fortaleza acabou sendo eliminado nas quartas de final da competição. Além disso, o time comandado pro Francisco Aíres, conquistou o vice-campeonato da Copa Jacarecanga.

Nas categorias de base da modalidade, o Leão acabou indo melhor. O time sub-14 feminino conquistou a 1ª Copa Brasileirinha, enquanto o sub-17 foi vice-campeão. Já no masculino, a equipe sub-13 conquistou o Circuito Norte/Nordeste.

Time profissional de futsal do Fortaleza (Foto: divulgação/Fortaleza EC)
Anúncios
Guilherme de Andrade
Tenho 19 anos e curso jornalismo.
http://guilhermesport.wordpress.com

Deixe uma resposta