CAMPEONATO BRASILEIRO Fortaleza

Em 2020, Fortaleza tem pontuação e colocação iguais as de 2019 após 27 rodadas do Brasileiro

Foto: Dudu Oliveira/Fortaleza EC

Tricolor igualou seus números da temporada passada do Campeonato Brasileiro Série A após 27 duelos disputados

Na noite do último sábado (26), o Fortaleza enfrentou, na Arena Castelão, a equipe do Flamengo. Como resultado do confronto, um empate sem gols. Por outro lado, a partida marcou o reencontro entre o Leão e seu histórico técnico Rogério Ceni, que comanda, agora, a equipe carioca. O duelo foi válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A e foi, além disso, o último jogo do Tricolor do Pici no ano de 2020.

Anúncios

Números semelhantes

Depois que a 27ª rodada do Brasileirão se encerrou, o Leão confirmou sua 14ª colocação na tabela de classificação da competição. Nesse meio tempo, o Tricolor do Pici conquistou 31 pontos e conta com 38,3% de aproveitamento dentro do campeonato. Dessa forma, o Fortaleza igualou, no Brasileiro 2020, sua campanha da temporada de 2019 após as primeiras 27 partidas. No ano anterior, o Leão tinha estava na mesma colocação, tinha a mesma pontuação e, consequentemente, tinha o mesmo aproveitamento. Por outro lado, o time de 2019 venceu mais jogos (9×7) e marcou mais gols (30×24). Em contrapartida, em 2020, o Tricolor de Aço empatou mais (10×4), sofreu menos derrotas (10×14) e foi bem menos vazado (25×37). Sendo assim, percebe-se que a postura do Fortaleza dentro de campo tornou-se menos ofensiva, valorizando-se um padrão de jogo mais consistente na defesa e que explora mais contra-ataques.

Contextos diferentes

Apesar de o Fortaleza ter, após 27 rodadas do Campeonato Brasileiro, os mesmos números tanto em 2019 como em 2020, há, por outro lado, diferenças nos contextos vividos pela equipe. Primeiramente, no ano passado, o Leão voltava a se recuperar na competição após a “confusão” envolvendo seu ex-técnico Rogério Ceni. O treinador do time cearense havia saído do clube rumo ao Cruzeiro, mas, em seguida, retornou ao Tricolor do Pici. Na 27ª partida do Brasileirão 2019, o Fortaleza venceu o Grêmio, na Arena Castelão, pelo placar de 2×1. Em contrapartida, em 2020, o Tricolor de Aço passa por dificuldades para reencontrar o bom desempenho que teve no primeiro turno da competição. Da mesma forma que em 2019, Ceni saiu do Leão. Seu destino, desta vez, foi o Flamengo. Agora, com Marcelo Chamusca no comando, o Fortaleza conquistou apenas uma vitória nos últimos onze jogos e ainda não afirmou-se no campeonato.

Anúncios

Deixe uma resposta