O futsal cearense como berço de grandes jogadores do passado e do presente

(Foto: Divulgação/Associação Social União Arapoti)

Estado revelou grandes craques do esporte

Engana-se quem pensa que o futsal no estado do Ceará é um esporte inexpressivo. O futsal cearense, que hoje vive um momento de renovação, de nova safra de clubes e jogadores, também pode e deve ser lembrado por aquilo que já representou no cenário nacional do esporte. O estado do Ceará pode ser considerado, inclusive, um berço de grandes atletas de futsal. Atletas que entraram para a história do esporte, atletas que se destacaram em seus clubes, atletas que brilharam na Seleção Brasileira, e também atletas que tentam ganhar cada vez mais destaque no cenário nacional.

Anúncios

Passado

O futsal cearense viveu uma de suas melhores épocas quando o Sumov tornou-se a sensação no futsal do estado. A equipe ganhou diversos títulos, conquistou o carinho de muitos torcedores e foi destaque nacional. Não é por acaso que muitos jogadores cearenses do Sumov chegaram à Seleção Brasileira. Dentre esses jogadores é possível listar alguns como Cacá. O atleta foi campeão da Taça Brasil, em 1978, pelo Sumov.

Outro grande jogador cearense foi Gêra, Geraldo Nogueira. O atleta marcou época, principalmente no período entre 1985 e 1987. O jogador chegou a ser campeão mundial com a Seleção Brasileira. Chegou a ser escolhido como o melhor jogador do país no ano de 1986, e melhor jogador do mundo, dois anos depois, em 1988.

Outros dois jogadores cearenses que fizeram história no futsal foram Leonel e Lavoisier. Leonel chegou inclusive a ser convocado muitas vezes para a Seleção Brasileira. Lavoisier, por sua vez, ganhou destaque na equipe do Sumov, na qual esteve durante oito temporadas. O atleta tornou-se um dos grandes ídolos da história do clube.

Anúncios

Presente

Apesar de ainda não viver uma fase tão boa como antigamente, o futsal cearense vem aos poucos se reestruturando e ganhando cada vez mais força no cenário nacional. Seria impossível falar sobre grandes craques cearenses no futsal atualmente sem falar daquela que foi, por seis vezes consecutivas, eleita a melhor jogadora de futsal do mundo. Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo, ou simplesmente Amandinha, é natural de Fortaleza e encanta todo o mundo com sua habilidade fenomenal. Amandinha é também destaque da Seleção Brasileira Feminina de Futsal.

Outro jogador que tem rompido as barreiras do estado do Ceará é Bruno Taffy. Bruno é cearense e hoje brilha nas quadras da Europa. O atleta está no Velho Continente desde 2012. Em sua trajetória fora do Brasil, Taffy defendeu o Palma Futsal, da Espanha, o Inter Movistar, também da Espanha, e, posteriormente, o MFK Tyumen, da Rússia, onde joga até hoje. No ano de 2017 Bruno chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira.

Por fim, mas não menos importante, listamos um jogador que tem se destacado bastante na atual temporada do futsal cearense. O camisa 10 do Ceará, João César, que estará em quadra hoje na grande final da Copa do Brasil de Futsal, é o grande destaque do Ceará, que vem fazendo uma grande campanha nesta temporada. O atleta tem comandado as boas atuações do Alvinegro e, juntamente com seus companheiros, levou o Ceará a conquistar importantes marcas. Agora busca entrar de vez para a história do futsal cearense, conquistando a Copa do Brasil de Futsal.

Anúncios

Deixe uma resposta