FC MEMÓRIA Fortaleza

Após quatro anos, Fortaleza volta a vencer um clube do grupo dos “doze grandes” fora de casa

Foto: Gilvan de Souza/CR Flamengo

Leão quebrou o tabu de vitórias contra os doze principais clubes brasileiros fora de seus domínios; última vitória havia sido em 2016

Na noite desse último domingo (22), o Fortaleza enfrentou, no Rio de Janeiro, mais especificamente no Estádio Nilton Santos, a equipe do Botafogo. O confronto, válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2020, terminou melhor para o Leão, que derrotou a equipe carioca por 1×2, com os gols sendo marcados por Bergson e David, e encerrou seu jejum de vitórias, que havia chegado em cinco jogos, com quatro derrotas seguidas e um empate. Esta foi, também, a primeira vitória do Tricolor de Aço sob o comando de Marcelo Chamusca (nesta terceira passagem do treinador pelo clube cearense) e a segunda fora de casa na competição (já venceu o Goiás por 1×3).

Anúncios

Quebra de tabu

A vitória sobre o Botafogo representou a quebra de um tabu que incomodava o Leão. Desde 2016, o time do Fortaleza não conseguia vencer um clube de dentro do grupo dos doze denominados grandes fora de casa. Na última vez em que isso havia acontecido, o Tricolor do Pici foi até o Rio de Janeiro para enfrentar, em Volta Redonda, a equipe do Flamengo, em confronto válido pelo jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil daquele ano. Na histórica oportunidade, o Tricolor de Aço, com dois gols do volante Pio, venceu o Rubro-Negro pelo placar de 2×1 e, com a vitória no primeiro jogo, na Arena Castelão, pelo mesmo placar (gols de Anselmo e Felipe, que permanece até hoje no elenco tricolor), avançou para a fase seguinte, onde enfrentaria o América-MG. De lá para cá, o Fortaleza enfrentou um jejum de vinte partidas (quatro anos) sem vencer algum clube dos doze grandes fora de casa, com um histórico de dez empates e dez derrotas.

Situação na tabela

A vitória da noite desse último domingo (22) foi fundamental para o Fortaleza, que não vencia no Brasileirão havia cinco jogos. O Leão alcançou os 28 pontos, abriu quatro de vantagem para a temida zona de rebaixamento e chegou à 11ª colocação na tabela. O Tricolor do Pici volta a campo nesta quinta-feira (26) para enfrentar, na Arena Castelão, às 20h, em confronto válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2020, a equipe do Goiás, atual lanterna da competição nacional.

Anúncios

Deixe uma resposta