CAMPEONATO BRASILEIRO Ceará Fortaleza Série A

Com quatro times, pela primeira vez nordestinos terminam 1º turno fora da Z-4

Foto: Reprodução/Copa do Nordeste

Confira o balanço da primeira metade do Brasileirão, focados apenas nos times da região

Neste final de semana encerrou-se as 19 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. Mesmo com vários jogos não cumpridos, vale destacar alguns pontos, focados apenas nos representantes nordestinos: Bahia, Ceará, Fortaleza e Sport. O jornalista Cássio Zirpoli, especialista no futebol nordestino e pernambucano, separou os principais destaques. Confira:

Anúncios
  1. Pela primeira vez nordestinos terminam 1º turno fora da Z-4

O número atual de representantes da nossa região (4) é recorde, no formato atual do campeonato com 20 times. Recorde esse alcançado em 2018 e repetido em 2019 e 2020. Desde a primeira edição deste recorde, sempre um time da região encerrou o primeiro turno na zona do rebaixamento.

2. Jogos pendentes

Ao todo, oito jogos estão pendentes. São 11 clubes envolvidos, sendo três deles nordestinos. Destaque para a partida com dois deles, Bahia x Fortaleza. O Tricolor do Pici é o time da região com mais partidas à cumprir. Já o Sport é o único com 19 jogos completos até aqui. Confira todos os oito jogos atrasados:

1ª rodada – Palmeiras x Vasco (Allianz Parque)*
1ª rodada – Goiás x São Paulo (Serrinha)*
6ª rodada – Atlético-MG x Athletico-PR (Mineirão)*
6ª rodada – Grêmio x Goiás (Arena do Grêmio)*
16ª rodada – Ceará x São Paulo (Castelão)*
16ª rodada (19/11, 19h00)- Vasco x Fortaleza (São Januário)
18ª rodada – São Paulo x Botafogo (Morumbi)*
18ª rodada (11/11, 18h45), – Bahia x Fortaleza (Fonte Nova)
* Seguem sem nova data

Anúncios

3. Invencibilidade

A maior invencibilidade dentre os quatro times foi conquistada pelo Fortaleza, que passou 8 jogos sem perder. Foi a terceira maior sequência invicta do campeonato. A maior sequência ainda em curso pertence ao Ceará, com 5 jogos.

4. Melhor defesa

Mais um grande feito do Leão do Pici. O time de Rogério Ceni é o time que menos sofreu gols em todo o campeonato. Foram apenas 12 gols em 17 jogos.

5. O número mágico para fugir do rebaixamento

Mesmo com boas campanhas, o foco dos times do NE é a fuga do rebaixamento. Assim que o ”número mágico” for alcançado, é que começam a sonhar mais alto. Hoje, calcula-se que são necessários 39 pontos para escapar da segunda divisão. A média geral é 45, mas tem variações ano a ano. O Bahia é o time mais próximo, tendo a mesma quantidade de pontos (19) do primeiro time do Z-4.

Anúncios

Deixe uma resposta