Ceará

Torcedoras do Ceará fundam primeira Torcida Organizada feminina do Nordeste

Foto: Reprodução/@torcedorasraiz

A Associação Organizada Torcedoras Raiz tem como principal objetivo reunir mulheres em prol do clube e desconstruir a cultura machista dentro do futebol.

Fundado em 22 de outubro de 2018 através de um grupo por whatsapp, o coletivo tomou proporções maiores ao longo do tempo. Com a intenção de tornar o ambiente do estádio mais agradável e seguro entre as mulheres, a torcedora responsável pelo início da trajetória Vitória de Paula obteve a iniciativa de expandir. Partindo do princípio de incluir diversas mulheres em um ambiente tão machista e boa parte preconceituoso, o emblema “Lugar de mulher é onde ela quiser” se tornou cada vez mais forte entre todas elas.

Anúncios

No último domingo, dia 25/10, foi anunciado oficialmente pela presidente Jana Queiroz que o grupo estaria se tornando uma torcida organizada em prol do Ceará Sporting Club – a primeira do Nordeste. Em entrevista ao portal Futebol Cearense, indagou: “Nós entendemos que torcida organizada é sim um apoio ao clube, mas ela também tem um papel social muito importante e que deve ser destacado.” Entre as ações sociais já realizadas, houve o lançamento no dia 1 de agosto da camisa oficial. O que chama atenção do público não é só o design, mas o formato da mensagem: a numeração do disque denúncia 180 atrás da vestimenta.

Foto: Darliane Silva
Anúncios

Além de aproximar as torcedoras tornando ainda mais sério o trabalho, foi criado como forma de padronização a carteirinha Sócia Raiz. Durante a campanha de conscientização do Outubro Rosa, foi gesticulado que todo lucro no mês de outubro será destinado como forma de doação a Instituição Lua Rosa; fundado por mulheres em tratamento e pós tratamento de câncer de mama. Atitudes como estas que frisam o compromisso não só pelo amor ao clube, mas como a sociedade.

Anúncios

Deixe uma resposta