BRASILEIRÃO CAMPEONATO BRASILEIRO CAMPEONATO CEARENSE Ceará COPA DO BRASIL COPA DO NORDESTE Fortaleza Série A Série A - Cearense

Ceará e Bahia são os times da Série A que mais entraram em campo em 2020

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

O outro representante do estado no torneio, Fortaleza, também aparece no top-10 da lista

Nos últimos jogos, o time de Guto Ferreira vem sentindo o peso do desgaste causado pelo calendário mais apertado do que nunca. Na temporada, o Ceará avançou em todos os campeonatos em formato de mata-mata que disputa, inclusive sendo campeão em um deles, a Copa do Nordeste.

Anúncios

Se pela parte financeira e esportiva, essas classificações representam sucesso dentro de campo, por outro lado aumentam às dificuldades no principal torneio para o Vovô, o Brasileirão.

Anúncios

O Portal Futebol Cearense fez o levantamento dos clubes que mais entraram em campo em 2020. O Bahia aparece na liderança, seguido do Ceará. A diferença de jogos entre o topo e a parte mais baixa chega a 15 jogos. Confira o ranking:

1° Bahia – 41 jogos
2° Ceará – 40 jogos
3° Flamengo – 37 jogos
Fluminense – 37 jogos
5° Internacional – 36 jogos
6° Sport – 35 jogos
Athletico Paranaense – 35 jogos 8º Fortaleza – 34 jogos
9° Palmeiras – 33 jogos
Grêmio – 33 jogos
11° Atlético Mineiro – 31 jogos
Santos – 31 jogos
Corinthians – 31 jogos
Vasco – 31 jogos
Coritiba – 31 jogos
Botafogo – 31 jogos
17° São Paulo – 30 jogos
18° Atlético Goianiense – 29 jogos
19° Red Bull Bragantino – 28 jogos
20° Goiás – 26 jogos

Ceará e Bahia tem uma trajetória parecida. 13 jogos pelo Brasileirão, 12 na Copa do Nordeste. A diferença fica entre Estadual, Copa Sul-americana e Copa do Brasil. O Esquadrão disputa o torneio continental, onde fez dois jogos e ainda segue vivo. Já na Copa do Brasil, o Tricolor caiu na primeira fase, onde nesta mesma competição, o Alvinegro chegou às oitavas de finais, tendo disputado seis partidas. Já o Campeonato Baiano, tem jogos a mais do que o Campeonato Cearense.

No caso do Fortaleza, apesar de não ter jogado na Copa do Brasil (entra nas oitavas), o Leão também foi longe na Copa do Nordeste, tendo disputado 10 jogos, além de duas partidas na Copa Sul-americana. Pelo estadual, são nove jogos, restando a partida de volta da final, contra o rival, Ceará.

Explorando a parte de baixo do ranking, o Goiás é o clube que menos jogou no ano, entre os participantes do Brasileirão. Isso porque o campeonato estadual ainda está na primeira fase e só deve voltar a ser disputado em 2021. No Campeonato Brasileiro, afetado pela covid-19, já na estreia, o Esmeraldino tem três partidas a menos.

Em 2020, os clubes da nossa região foram os únicos a disputar torneios regionais e não à toa, os quatro representantes estão no top-10, com dois deles liderando. Na outra ponta, prováveis adversário na luta contra o rebaixamento. Com um calendário tão inchado e depois de uma longa paralisação, se faz necessário a força dos elencos, sobretudo para os nordestinos.

Anúncios

Deixe uma resposta