Guto Ferreira leva vantagem em duelos de clássico-rei contra Rogério Ceni, relembre

Foto: Pedro Chaves/FCF

Com derrota na estreia, Guto Ferreira venceu os outros dois clássicos

Na quarta-feira, 30, Guto Ferreira e Rogério Ceni farão o quarto duelo de Clássico-Rei no comando de Ceará e Fortaleza, respectivamente. Nas três partidas anteriores foram, duas vitórias para o técnico Alvinegro, e uma para Ceni.   

O primeiro confronto entre os técnicos foi pelo Campeonato Cearense, na última rodada da segunda fase. A estreia em um Clássico-rei de Guto Ferreira e o 12º de Rogério Ceni. Mais experiente no duelo cearense e sabendo como um time deve se portar dentro de campo para vencer, Ceni levou a melhor e ganhou por 2 a 1. Wellington Paulista e Yuri Cezar marcaram para o Fortaleza e Bergson descontou pro Alvinegro. Os comandados do ex-goleiro dominaram tanto na defesa, quanto no ataque. O Ceará pouco conseguiu ameaçar a meta de Felipe Alves.

O segundo duelo entre Guto Ferreira e Rogério Ceni aconteceu pela Copa do Nordeste. O Clássico entrou para história pelo que representou: A primeira vitória de Guto contra o Fortaleza, que levou o time Alvinegro a final da competição. O 1 a 0 com gol do zagueiro Klaus, deu início a uma sequência de jogos de muita intensidade e futebol bem jogado pelo Ceará. Guto Ferreira conseguiu neutralizar as principais ações e ideias que Ceni levou para aquela partida. O Fortaleza só teve uma finalização naquela noite em Salvador.

Anúncios

Pelo Campeonato Brasileiro na 7ª rodada, aconteceu o último Clássico-Rei. Mais uma vez deu Ceará. 1 a 0 com gol de Vina. No entanto, diferente das duas anteriores, que cada time dominou as ações ofensivas e neutralizou taticamente o outro, pelo Brasileirão houve um equilíbrio maior, onde o Ceará priorizava contra-ataques e jogadas verticais, enquanto Fortaleza, com mais posse de bola e com dificuldades para finalizar jogadas, tentava quebrar as linhas defensivas do rival.   

Nos três duelos entre Rogério Ceni e Guto Ferreira, ficou nítido, que as ideias de jogo de ambos são antagônicas. Ceni colocou em seu trabalho no Fortaleza um repertório maior de variações de jogo. Guto já tem um estilo que busca intensidade e marcação pressão durante os 90 minutos, com o Ceará ainda apresentando algumas dificuldades na organização defensiva quando tem mais posse de bola. 

Quando se enfrentaram, Guto Ferreira foi mais vitorioso e conseguiu em dois jogos fazer a maior posse de bola do Fortaleza quase não levar perigo ao gol de Prass. O treinador foi destaque nas duas vitórias recentes, quando anulou todas as ideias, substituições e variações de Rogério Ceni. Nos números, o Tricolor do Pici levou vantagem em posse de bola, mas atacou menos que o Ceará, que venceu com ideias claras e assimiladas pelos jogadores. Guto foi melhor até aqui.                      

Números de posse de bola e finalizações nos três confrontos de 2020 entre Rogério Ceni e Guto Ferreira

CEARÁ (Guto Ferreira)FORTALEZA (Rogério Ceni)
Finalizações (no gol)27 (9)21 (6)
Posse de Bola (média)34,5%65,5%
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s