500 vezes Clássico-Rei; confronto alcança marca histórica na quarta (30), saiba curiosidades

Foto: Felipe Santos/Ceará SC

Vovô e Leão se enfrentam na próxima quarta (30), às 21h30, e juntos, alcançam marca histórica.

O jogo de ida da final do Campeonato Cearense de 2020 será histórico. Com 499 jogos oficiais entre Ceará e Fortaleza até hoje, o Clássico-Rei alcançará a marca de 500 partidas já na partida desta quarta-feira (30). Saiba mais curiosidades abaixo:

  • O Vozão e o Leão se enfrentaram em um campo de futebol, de forma oficial, por 499 vezes. São 163 vitórias do Ceará contra 154 do Fortaleza, além de 182 empates. O clube que mais balançou as redes foi o Alvinegro do Porangabussu, com 643 gols marcados, o Tricolor do Pici marcou 623 gols nessas 499 partidas.
  • A primeira partida da história entre as duas equipes aconteceu no dia 17 de dezembro de 1918 e foi vencida pelo Ceará, por 2 a 0.
  • O Fortaleza venceu sua primeira partida em 1923, no Clássico-Rei de número 4, por 6 a 3.
  • O maior artilheiro do confronto, segundo levantamentos, é do Leão: Juracy Machado. Em 30 jogos, o atacante marcou 28 gols.
  • O maior artilheiro do Vozão é um dos maiores ídolos do clube: Gildo marcou 24 gols contra o maior rival.
Anúncios
  • A maior goleada da história do clássico é Tricolor: No Campeonato Cearense de 1927, o Leão aplicou um sonoro 8 a 0 no rival alvinegro.
  • O maior número de vitórias seguidas de ambos os clubes é de 7 partidas, O Ceará conquistou a sequência por duas vezes e o Fortaleza somente uma.
  • O Clássico-Rei foi disputado somente uma vez na história fora do território cearense. Em 2020, no clássico de número 498, os clubes se enfrentaram em Pituaçu, na Bahia, já que Copa do Nordeste teve sede única, escolhida como Salvador, por conta da pandemia do Coronavírus. Nesse confronto, que valia como semifinal, o Ceará foi o vencedor, por 1 a 0.
  • A rivalidade entre os clubes nasceu na final do returno do Campeonato Cearense de 1922. O Fortaleza venceu a primeira partida e, empolgado, o Tricolor marcou a comemoração do título no restaurante Rotisserie Sportman, na Praça do Ferreira. O Ceará venceu o jogo de volta, levou o título e, como provocação, comemorou justamente no Rotisserie Sportman.
  • O nome Clássico-Rei nasceu em 1962, quando, antes de uma partida, o jornal O Povo usou a manchete “Choque-Rei”. O nome foi se adaptando até se tornar o atual.
  • Os clubes já decidiram o campeonato estadual por 33 vezes. O Tricolor tem vantagem de 17 vitórias por 16.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s