Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC
Leão cultiva belo aproveitamento na primeira divisão jogando em seus domínios sob o comando de Ceni
Após a vitória na noite deste sábado, 19, contra a equipe do Internacional, na Arena Castelão, pelo placar de 1 a 0, o Fortaleza chegou aos vinte jogos como mandante na Série A com Rogério Ceni como seu treinador. Com quinze jogos no ano de 2019 (lembrando que, no período em que Rogério esteve no Cruzeiro, o técnico do Fortaleza foi Zé Ricardo, que disputou quatro partidas com mando de campo e conquistou uma vitória, contra o Goiás, e três derrotas, contra Internacional, Fluminense e Palmeiras) e cinco jogos neste ano de 2020, estes são os números do Leão: treze vitórias, três empates e quatro derrotas, caracterizando 70% de aproveitamento ou, “traduzindo” para termos de pontuação, 42 pontos em 60 disputados.
Em 2019, foram dez vitórias, dois empates e três derrotas. As vítimas do Tricolor do Pici foram: Athlético-PR, Cruzeiro, Avaí, Botafogo, Chapecoense, Grêmio, Ceará, CSA, Santos e Bahia. O Leão ficou em igualdade no placar com Vasco e Atlético-MG e, por fim, foi superado por São Paulo, Corinthians e Flamengo. Dos 53 pontos da equipe leonina na histórica campanha do ano passado, 32 foram conquistados sob o comando de Rogério Ceni e, também, como mandante.
Já em 2020, o Fortaleza disputou, até então, cinco partidas, vencendo três, empatando uma e perdendo outra. O Leão venceu RB Bragantino, Sport e Internacional, empatou com a equipe do Botafogo e foi derrotado, ainda na primeira rodada, pelo Athlético-PR. Com 15 pontos até o momento, 10 foram conquistados em casa. Mesmo sem torcida, a equipe tricolor está fazendo valer o “fator casa” no Campeonato Brasileiro Série A, como comprovado e reforçado pelos números.
O Leão volta a campo no próximo domingo, 27, contra o time do Santos, na Vila Belmiro, às 20h30, em partida válida pela 12ª rodada do Brasileirão. Como mandante, porém, só atuará novamente no primeiro domingo de outubro, 4, e enfrentará a equipe do Atlético-GO. O duelo será pela 13ª rodada do Brasileiro e ocorrerá às 18h15, na Arena Castelão.