CBF trava briga com clubes por Arena Castelão

Foto: AFP

O motivo do imbróglio é a qualidade do gramado do estádio, que vem sendo duramente criticado nos jogos da Série A

Desde a volta do futebol, o gramado da Arena Castelão vem sofrendo com a grande sequência de partidas. Todos os anos, com o grande número de equipes mandantes presentes na capital cearense, esse questionamento sempre é levantado.

Contudo, o Gigante da Boa Vista não era a única sede. O estádio Presidente Vargas era segunda opção. E na Grande Fortaleza, outros palcos surgiam como alternativa. Desta vez é diferente. O PV virou hospital de campanha durante a pandemia do novo coronavírus. Sobrou para a ”Arena de Copa do Mundo”, receber toda essa maratona de jogos.

No dia do retorno do Campeonato Cearense (primeiro torneio de futebol a voltar no estado), a arena já recebeu o primeiro jogo: Guarany x Fortaleza, no dia 13 de julho. Somado ao jogo da última quarta-feira, 9, entre Fortaleza x Sport, o período fecha em 16 jogos em dois meses. Para efeito de comparação, o Maracanã recebeu 15 jogos em quase três meses, tendo Flamengo e Fluminense como mandantes.

Anúncios

Mesmo sendo uma arena ”padrão FIFA”, gramado nenhum aguenta tantos jogos em tão pouco tempo. Nas últimas semanas, começaram as críticas. No último Clássico-Rei, o treinador do Fortaleza, Rogério Ceni, se juntou ao ”coro”, para pedir melhorias.

Pensando nisso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), enviou um comunicado ao Governo do Estado do Ceará (gestor da arena), informando que só clubes da Série A (Ceará e Fortaleza) poderão mandar seus jogos no estádio. Já as equipes das séries C e D (Ferroviário e Floresta), deverão procurar outros locais para sediar seus respectivos jogos.

As diretorias dos clubes lesados não aceitaram bem a nova determinação. Veja a seguir a resposta dada pelas diretorias de Ferroviário e Floresta:

Ferroviário

A Arena Castelão segue sendo a única opção. É o único estádio disponível em Fortaleza. O Elzir Cabral está passando por reformas elétricas e sem condições de receber jogos oficiais. Já respondemos o ofício da CBF, informando que não há outra opção. Entendemos, ainda, que o Ferroviário, por, em média, jogar apenas 2 vezes no mês em casa, ou seja, apenas 180 minutos, não é o principal empecilho para um eventual desgaste de gramado. Além do quê, como estádio público que é o Castelão, entendemos também que o Ferroviário tem o mesmo direito de uso de todos os demais filiados e o Campeonato Brasileiro da Série C necessita de estádios com boa estrutura para o bom nível técnico da competição. Exigência, por sinal, do RGC e REC

Floresta

O Floresta Esporte Clube do estado do Ceará, residente da Cidade de Fortaleza, mandará seus jogos na Arena Castelão, pois o Estádio Presidente Vargas, hoje, serve como hospital de campanha contra o novo Coronavírus, no qual, é a única praça esportiva apta e com todos os laudos técnicos para receber jogos do Campeonato Brasileiro da Série D.

Vale destacar que a Vila Elzir Cabral, casa do Tubarão da Barra e que poderia também receber o Verdão da Vila, está em obras no sistema de iluminação, por não ter qualidade suficiente no sistema para receber jogos noturnos.

Os clubes responderão o comunicado da CBF e prometem brigar pelo direito de jogar no Castelão e refutam a ideia de jogar fora da capital. Aguardemos cenas do próximo capítulo dessa novela que se inicia.

Anúncios

Um comentário sobre “CBF trava briga com clubes por Arena Castelão

  1. Impedir Ferroviário e Floresta de usarem o Castelão por parte da administração pública caracteriza improbidade administrativa. Aconselho os clubes prejudicados a procurarem o Ministério Público.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s