Foto: Reprodução

Nos primeiros jogos, o protocolo foi seguido à risca por todos os envolvidos

O Campeonato Cearense de Futsal, teve início no último sábado, 05. Os clubes que fizeram a abertura da competição foram: Ceará, atual campeão, e Grêmio Recreativo Pague Menos, tradicional equipe do esporte em nosso estado. O Vovô venceu o duelo por 4 a 3. No domingo, 6, Fortaleza e SUMOV ficaram no 2 a 2 no Colégio Piamarta.

Vale esclarecer que, na última quinta-feira, 03, todos os atletas, membros da comissão técnica e arbitragem que estiveram presentes na partida de abertura da competição, fizeram os exames de Covid-19.

Por conta da pandemia causada pelo coronavírus, é necessário que o futsal também tome de conta da segurança dos atletas e dos profissionais que estarão envolvidos no evento. Em função disso, foram feitas novas regras, afim de prevenir a proliferação da doença nos locais de jogos. Confira:

1. Após serem substituídos no decorrer do jogo, os atletas não precisarão mais repassar o colete para o companheiro.

2. Após a volta do intervalo, as duas equipes permanecerão no mesmo lado que inciou a partida, com isso, não existe a necessidade de haver a troca de lados.

3. O atleta deverá utilizar a mesma cadeira do banco de reservas durante todo o jogo.

4. Na entrada das duas equipes em quadra, antes do começo da partida, cada atleta deverá respeitar uma distância de um metro. Será proibida a entrada de mascotes, crianças ou representantes publicitários ou institucionais.

5. No aquecimento antes e durante a partida, o distanciamento também deve respeitar a margem de um metro, respeitando o espaço reservado para cada equipe.

6. As duas equipes não se cumprimentarão antes do início da partida, como era de costume. Apenas o cumprimento a distância, entre os capitães dos determinados times e a arbitragem.

7. Na execução do hino nacional, após perfilarem, os atletas de ambas as equipes devem manter um metro de distância para a equipe de arbitragem.

8. Está proibida a troca de materiais, seja uniforme ou não, entre jogadores da mesma equipe ou adversários.

9. Árbitros de quadra poderão desempenhar sua função sem a utilização de máscara ou protetor facial durante a partida. O restante da equipe de arbitragem, que atuarão do lado de fora da quadra, deverão estar com os materiais de proteção necessários durante todo o evento.

10. Os enxugadores de quadra deverão utilizar máscaras, e higienizar as bolas da partida com álcool 70% cada vez que a mesma estiver fora de jogo. Cronometristas e anotadores também devem seguir a orientação.

11. Os atletas só estarão livres do uso de máscara quando estiverem dentro de quadra. Fora isso, qualquer pessoa presente no banco de reserva, deve utilizar o material de proteção, e manter a distância de um metro.

12. Antes do aquecimento em quadra ou jogo, atletas deverão utilizar máscaras, e quando precisarem retirar (quando for participar da partida), o armazenamento deverá ser feito em sacolas individuais e manipuladas pelos próprios jogadores. Membros da comissão técnica não podem tirar as máscaras.

13. Com relação a utilização de cadeiras no banco de reserva, é orientado que seja mantido a distância de um metro entre cada uma. Caso não exista espaço no local, espaços como o fundo das quadras, poderão ser utilizados para os atletas permanecerem ali durante a partida. Os membros da comissão técnica também devem manter o distanciamento exigido, ou ficarem fora de quadra, por trás do banco de reservas.

Essas foram todas as adaptações feitas, com o intuito de melhorar ainda mais a segurança da saúde de atletas e todos os profissionais presentes.

Nos primeiros jogos, o protocolo foi seguido à risca por todos os envolvidos.