Eliminação do Afogados na Copa do brasil pode ajudar times cearenses; entenda!

Foto: CBF

A equipe do estado pernambucano foi eliminada ontem da competição, e deve ajudar Caucaia e Pacajus, que acompanham a situação de perto

Para distribuir vagas para suas competições, a Confederação Brasileira de Futebol(CBF) baseia- se pelo seu ranking de clubes e o de federações. A classificação dos clubes leva em consideração as pontuações obtidas em determinados torneios nos últimos cinco anos, com os anos mais atuais tendo peso maior. Já o ranking de federações, é a soma do desempenho de seus clubes nas mesmas competições e utilizando a mesma quantidade de tempo.

Atualmente em décimo lugar, a Federação Cearense de Futebol (FCF) tem direito a três vagas na Copa do Brasil, duas na Copa do Nordeste e duas no Brasileirão Série D. Entretanto, existe chances reais da FCF ganhar pelo menos uma posição para a próxima temporada. Com a ascensão do futebol cearense e a queda do futebol pernambucano, a FCF pode ultrapassar a Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

Anúncios

Com a pontuação adquirida já em 2020, a FCF já teria conquistado a posição. A Copa do Brasil é um torneio que tem muito peso no ranking. A queda do Afogados-PE, último do estado vivo na competição, pode ter custado caro aos pernambucanos. E com Fortaleza entrando nas oitavas e o Ceará podendo vivo no certame, dão mais certeza que o futebol local subirá uma posição a nível nacional.

O que o futebol cearense ganha com isso?

Ao subir uma colocação, o estado passará a ter uma vaga a mais na Série D já em 2021. Guarany e Atlético já estão garantidos. O Caucaia herdaria essa terceira vaga. E como o time de Sobral disputará também a Série D de 2020, tem a possibilidade de acesso. Nesse caso, a vaga do Bugre para 2021 seria entregue para o próximo da fila. Se os dois casos acontecerem simultaneamente, o Pacajus também disputará o torneio nacional em 2021.

Além de vaga na Série D, a FCF passaria a ser a número dois do Nordeste, passando a ter direito de uma terceira vaga na Copa do Nordeste, a partir de 2021, nas preliminares para a edição 2022.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s