Em recorte recente, Ceará impõe dura sequência ao Bahia

Foto: Pedro Chaves

Em 2020, os clubes se encontraram por várias vezes, e o Alvinegro não só está invicto, como venceu em 75% dos jogos contra o rival baiano

Ontem, na Arena Castelão, o Ceará venceu o Bahia por 2 a 0. Além dos três pontos, o Vovô ampliou uma vantagem recente sobre o rival regional. O confronto é um dos maiores clássicos interestadual da região Nordeste.

Anúncios

Só em 2020, são quatro jogos, três vitórias alvinegras e um empate. No primeiro jogo, ainda na primeira fase da Copa do Nordeste, o Ceará marcou o gol da igualdade aos 47 minutos do segundo tempo. As duas partidas seguintes marcaram a segunda decisão de Lampions entre as equipes. O time de Guto Ferreira venceu o primeiro jogo por 3 a 1 e o segundo por 1 a 0. Ontem, 23, no quarto confronto, onde todo o contexto era favorável ao Esquadrão, que vinha invicto no Brasileirão e ocupava a 4° colocação. Já o Vovô entrou no jogo como lanterna da competição.

Anúncios

No geral, o duelo é marcado pelo equilíbrio. Entretanto, traçando um recorte de 2013 (ano que marca o retorno da competição regional) até o presente momento, o clube cearense impôs duras derrotas aos baianos. Com a volta da Copa do Nordeste, as equipes passaram a se enfrentar com mais frequência. Foram duas finais de Nordestão, com as duas vencidas pelo Alvinegro. Em 2018, o Tricolor deu o troco, eliminando o time de Lisca, nas semifinais da mesma competição. Mas na ocasião, parecia o óbvio, pelo futebol da equipe cearense apresentado na época. No Campeonato Brasileiro, a última vitória do ”Bahêa” foi em 2018 (também foi a última vitória do Bahia sobre o Ceará). De lá pra cá, são duas vitórias do Vovô e um empate. O tabu tem dois anos e seis jogos disputados. Confira o histórico do embate, em levantamento feito pelo pesquisador David Barboza.

Histórico do confronto

48 jogos oficiais

17 vitórias do Ceará
15 vitórias do Bahia
15 empates

Confrontos do Brasileirão desde 1971


6 vitórias do Bahia
5 vitórias do Ceará
4 empates

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s