Na estreia da Série A, Fortaleza perde para o Athletico no Castelão
(Foto: Divulgação/Athletico)
Jogo do Tricolor de Aço marcou a estreia do Brasileirão em 2020
O Fortaleza estreou com derrota no Campeonato Brasileiro Série A 2020. Jogando no Castelão, na Capital, sem a presença da torcida, o Tricolor de Aço foi superado por 2 a 0 pelo Athletico (PR).
O duelo marcou a estreia do Brasileirão na temporada. Devido a pandemia da Covid-19, o futebol foi paralisado modificando a data de início dos campeonatos. O certame tem previsão para término em fevereiro de 2021.
O Jogo
O jogo foi morno e sem muitas oportunidades nos primeiros momentos da partida. No entanto Felipe Alves saiu errado logo aos dois minutos, o adversário roubou a bola e chegou com perigo na finalização de Vinícius Mingotti. O próprio arqueiro tricolor travou a jogada.
O jogo seguiu sem muitas emoções até que, aos 21 minutos, o furacão abriu o placar. O lateral Jonathan cruzou na área e Vitinho completou para os fundo das redes, deixando o visitante na frente.
O Tricolor de Aço não conseguia pressionar e furar a defesa do Athletico. Pelo lado direito, com Tinga e David, o time cearense tinha dificuldade de construir jogadas. Aos 32, o Leão do Pici ainda viu o clube paranaense quase ampliar o placar com Nikão.
A primeira chance clara de gol do Fortaleza só aconteceu aos 36 do segundo tempo. Wellington Paulista recebeu de Romarinho, finalizou, mas Jandrei fez ótima defesa. O Tricolor de Aço passou a agredir mais o adversário nos minutos finais da primeira etapa, mas não obteve sucesso.
O Leão do Pici ainda viu o adversário ampliar aos 47 com Leo Citadinni. Nikão tocou para Vinicius que tirou do goleiro e finalizou. O atleta chegou antes de a bola entrar e empurrou para o fundo das redes.
Na volta do intervalo, os times voltaram sem alterações. O Fortaleza passou a apertar a marcação na saída de bola do furacão, mas seguia errando muitos passes na partida.
A situação do Tricolor de Aço pirou aos 22 minutos, quando o zagueiro Quintero foi expulso por agressão a Nikão. Com um jogador a menos, o técnico Rogério Ceni tirou David e Osvaldo, para colocar Jackson e Marlon, respectivamente.
Com um atleta a mais e a frente do placar, o Athletico passou controlar ainda mais as ações do jogo e dificultava a saída de bola do time cearense. O adversário gastou o tempo até o árbitro o fim de jogo na Arena Castelão.
Próximos compromissos
No próximo compromisso pelo Brasileirão, o Tricolor de Aço enfrenta o São Paulo no Morumbi, no dia 13, a partir das 19h15min. O Athletico enfrenta o Goiás na Arena da Baixada no dia 12, ah 19h15min.
FICHA TÉCNICA
Fortaleza 0 x 2 Athletico (PR)
Série A – 1a rodada
Estádio Castelão – 08 de agosto 2020 – 19 horas
Escalação (Fortaleza): Felipe Alves, Tinga, Quintero, Paulão, Bruno Melo; Felipe, Juninho (Derley); Romarinho (Thiago Orobó), David (Jackson), David (Jackson) e Wellington Paulista (Yuri César).
Técnico: Rogério Ceni
Escalação (Athletico): Jandrei, Jonathan (Khellven), Zé Ivaldo, Aguilar, Abner Vinícius; Richard (Kawan), Fernando Canesin (Christian), Leo Cittadini (Carlos Eduardo); Nikão, Vinicius Mingotti (Lucho González) e Vitinho.
Técnico: Dorival Júnior
Cartões amarelos: Juninho, Felipe, Paulão (Fortaleza); Kawan, Christian (Athletico)
Cartões vermelhos: Quintero (Fortaleza)
Gols: Vitinho e Léo Cittadini (Athletico)
Arbitragem
Árbitro: Bráulio da Silva Machado
Árbitro Assistente 1: Kleber Lucas Gil
Árbitro Assistente 2: Éder Alexandre
Quarto Árbitro: Luiz César de Oliveira Magalhães
Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro
Analista de campo: Rodrigo Pereira Joia
Árbitro de vídeo: Rodrigo Dalonso Ferreira
Assistente de Árbitro de Vídeo 1 – Ramon abateu Abel
Assistente de Árbitro de Vídeo 2 – Helton Nunes
Observador de VAR: José Antonio Chaves Franco Filho