E se for para os pênaltis? Relembre todos os “Clássicos-Reis” decididos nas penalidades

Foto: Felipe Santos/Ceará SC

Pela Copa do Nordeste, o representante cearense na final pode ser decidido nas penalidades

O Clássico-Rei é um confronto que decide campeonatos estaduais quase que anualmente. Mas como o regulamento do Campeonato Cearense normalmente não permite disputas de pênaltis, o confronto tem decisões nas penalidades de formas espaçadas ao longo da história. O pesquisador David Barboza, especialista em história dos clubes cearenses, fez um levantamento sobre o histórico de decisões entre Ceará e Fortaleza nas penalidades. Relembre:

19/05/81 Ceará 1 x 1 Fortaleza Taça Virgílio Távora

O torneio amistoso disputado para inauguração do Estádio Morenão, em Iguatu, terminou com vitória do Alvinegro, por 3×2.

26/02/89 Fortaleza 1 x 1 Ceará – Torneio Ciro Gomes

Este, também disputado em torneio amistoso, mas não foi decisão. No certame, Ferroviário e Tiradentes integravam o quadrangular. Em caso de empate, a decisão ia para as penalidades. O Fortaleza venceu por 8×7

Anúncios

06/05/90 Ceará 0 x 0 FortalezaCampeonato Cearense

Essa foi a primeira decisão nos pênaltis em jogos oficiais. Valeu o título do 3° turno do Estadual. E o Leão voltou a vencer, por 4×3.

14/04/96 Fortaleza 2 x 1 CearáCampeonato Cearense

Mais uma decisão de turno. Dessa vez foi pelo 1°. Após vitória do Tricolor, a partida foi para prorrogação e o placar ficou em 1x 1. Nas penalidades, vitória do Vozão por 5×4.

03/11/96 Fortaleza 1 x 1 CearáTorneio da Movimentação

Em 1996, os rivais foram eliminados de forma precoce dos torneios nacionais. Foi criado então o torneio amistoso que reuniu outros clubes do estadual. O regulamento era semelhante a Taça Ciro Gomes, citada acima. Com o empate no tempo normal, o Fortaleza venceu por 7×6 nos pênaltis.

Anúncios

28/02/99 Ceará 1 x 0 FortalezaCampeonato Cearense

Para vencer o 1° turno, o Ceará precisava vencer no tempo normal, e levar a prorrogação. E foi o que aconteceu. No tempo extra, empate por 0x0. Já nas penalidades, o Vozão venceu por 3×2.

02/05/10 Ceará 2 x 1 FortalezaCampeonato Cearense

Este marcou a última decisão por pênaltis do Clássico. O Fortaleza vinha de seu Tricampeonato e busca o quarto título seguido, pela primeira vez na sua história. Com a derrota no tempo normal e empate na prorrogação por 1×1, a decisão foi vencida pelo Tricolor por 3×1, sendo esta a primeira decisão do Campeonato Cearense nos pênaltis.

O balanço final é de quatro vitórias pro Leão do Pici e três para o Alvinegro de Porangabussu. Caso haja empate hoje, no tempo normal, o Clássico terá sua oitava decisão por pênaltis.

Fortaleza x Ceará se enfrentarão nesta terça-feira, às 21h30 no Estádio de Pituaçu, em Salvador. O vencedor estará na final da competição.

Anúncios

Deixe uma resposta