ESPECIAL: Com título da Copa do Nordeste 2019, Fortaleza consolidava trabalho da melhor fase da sua história

Foto: Divulgação/CBF

Quando entrar em campo contra o Ceará, o clube pode estender esse momento glorioso de sua história por mais uma temporada

No dia 29 de maio de 2019, o Nordeste ganhava novas cores, o azul, vermelho e branco se tornavam as da moda no nosso futebol. Com gol logo aos 3 minutos do primeiro tempo da partida de volta da final da Copa do Nordeste contra o Botafogo/PB, Wellington Paulista deu o título da competição ao Fortaleza, que pela primeira vez venceu o torneio.

Com uma campanha irregular na fase de grupos onde só marcou 13 pontos (3 vitórias, 4 empates e 1 derrota), o Fortaleza não chamava muita atenção dos adversários, mas com o trabalho consistente do treinador Rogério Ceni a equipe evoluiu, e no mata-mata foi avassalador. Logo no primeiro jogo da fase de quartas de finais goleou o Vitória por 4 a 0. Dando o recado aos seus adversários de que aquele título seria do Leão.

Com Rogério Ceni fazendo rodízio entre Felipe Alves e Marcelo Boeck, onde o primeiro jogava o Cearense e Boeck no Nordestão. O time titular tinha também Tinga, Quintero, Roger Carvalho e Carlinhos (Bruno Melo); no meio Felipe, Romarinho e Edinho; no ataque tinha, Osvaldo, Wellington Paulista e Junior Santos, artilheiro do certame com oito gols. No banco Ceni ainda tinha nomes como Marcinho, Marlon, Dodô e Gabriel Dias que foram de grande importância na campanha do título.

Jogos da Fase de Grupos

1ª rodada: 15/01/2019 – Náutico (Wallace) 1 x 3 (Junior Santos(2x), Ederson) Fortaleza

2ª rodada: 28/01/2019 – Fortaleza 0 x 0 CSA

3ª rodada: 02/02/2019 – Botafogo (Paulo Bene) 1 x 0 Fortaleza

4ª rodada: 24/02/2019 – Fortaleza (Junior Santos, Quintero) 2 x 2 (Ramires, Gilberto) Bahia

5ª rodada: 07/03/2019 – Fortaleza (Edinho, Junior Santos (3x)) 4 x 0 Confiança

6ª rodada: 17/03/2019 – Ceará (Felipe) 1 x 1 (Ederson) Fortaleza

7ª rodada: 23/03/2019 – Moto Club (Juninho) 1 x 1 (Marcinho) Fortaleza

8ª rodada: 30/03/2019 – Fortaleza (Edinho) 1 x 0 ABC

Quartas de Finais

08/04/2019 – Fortaleza (Junior Santos(2x), Edinho, Dodô) 4 x 0 Vitória

Semifinais

09/05/2019 – Fortaleza (Romarinho) 1 x 0 Santa Cruz

Final

23/05/2019 – Fortaleza (Wellington Paulista) 1 x 0 Botafogo/PB

29/05/2019 – Botafogo/PB 0 x 1 (Wellington Paulista) Fortaleza

Jogo Marcante na Campanha

Fortaleza (Romarinho) 1 x 0 Santa Cruz

A partida mais emocionante da trajetória que levou o Fortaleza ao título da “Lampions League” como é chamada carinhosamente a Copa do Nordeste, sem dúvidas foi a semifinal contra o Santa Cruz.

O Fortaleza foi superior durante toda a partida, jogando na Arena Castelão. Com mais posse de bola, o Leão mandou no primeiro tempo, mas não conseguiu furar o bloqueio da zaga do Santa Cruz. Com um segundo tempo bem superior e com chances perdidas o jogo parecia se complicar, mas aos 32 minutos, Romarinho marcou o gol mais importante de sua carreira e um dos mais marcantes da história do Fortaleza. Depois daquela partida o jogador se tornou uma das principais peças do elenco tricolor.

A Final

23/05/2019 – Fortaleza (Wellington Paulista) 1 x 0 Botafogo/PB

Para 38.070 torcedores na Arena Castelão, sem muitas oportunidades na primeira etapa para ambas as equipes, com uma leve vantagem para o tricolor, a emoção ficou para o segundo tempo. O jogo na segunda etapa foi mais elétrico. O Botafogo-PB ficou mais à vontade com o passar do tempo, e o Fortaleza tentava manter sua organização. Aos 33 minutos, Edinho cruzou na área, Wellington Paulista livre balançou as redes.

29/05/2019 – Botafogo/PB 0 x 1 (Wellington Paulista) Fortaleza

Com a vantagem do empate, o Fortaleza precisou apenas de três minutos para ampliar seu favoritismo, se Wellington Paulista havia passado toda a competição sem marcar gols, o destino reservou para o Centroavante algo imaginável, autor do gol da vitória no jogo da ida, o jogador foi o responsável por fazer o gol do título. Com a partida bem controlada, o Fortaleza durante todo o jogo foi melhor, apesar do Botafogo/PB por jogar em casa e com o apoio de mais de 17.518 torcedores até tentar ameaçar a meta de Marcelo Boeck, no fim o Fortaleza foi superior nos dois jogos, e se sagrou campeão.

Números Gerais do Fortaleza na Copa do Nordeste 2019

Maior Média de Público da Competição: 22.539 pessoas

19 Gols Marcados

6 Gols Sofridos

7 Vitórias

4 Empates

1 Derrota

Líder Geral com 25 pontos

Gols Marcados pelo Fortaleza

Junior Santos: 8 gols

Edinho: 3 gols

Ederson e Wellington Paulista: 2 gols cada

Quintero, Dodô, Romarinho e Marcinho: 1 gol cada

Na terça-feira, 28, quando entrar em campo contra o Ceará pela semifinal da Copa do Nordeste, às 21h30, o Fortaleza mais uma vez pode fazer história e chegar pela segunda vez consecutivamente na final do regional. A favor do tricolor está o fato de que a grande maioria dos atletas campeões de 2019 ainda estão no clube, e entram em campo preparados para representar o Leão sobre o comando de Rogério Ceni.

Felipe Alves, Quintero, Wellington Paulista, Osvaldo, Gabriel Dias, Felipe, Romarinho, Paulão, Bruno Melo, Marcelo Boeck, Roger Carvalho, Carlinhos, Derley, Marlon, Ederson e Tinga são atletas que foram campeões pelo Fortaleza da Copa do Nordeste 2019 e que entrarão em campo contra o Ceará representando a torcida tricolor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s