De rebaixamento à virada histórica: o retrospecto do Ceará no estádio Pituaçu

Foto: Tiago Caldas/Estadão

O Ceará não perde no estádio desde 2011

No último sábado, 25, o Ceará venceu o Vitória por 1 a 0, garantindo assim vaga para a semifinal contra o arquirrival, Fortaleza, nessa terça-feira, 28. A partida do vovô ocorreu em um local já conhecido pelo torcedor alvinegro: Pituaçu. O estádio de Salvador costuma trazer lembranças boas e ruins ao Ceará, no entanto, o aproveitamento da equipe anima.

A primeira partida do Ceará em Pituaçu ocorreu 30 anos após sua inauguração, em 2009. Naquele ano, o time de Porangabuçu, enfrentou o Bahia, clube que mais vezes enfrentou no estádio, e foi derrotado pelo placar de 1 a 0, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro da Série B 2009.

Anúncios

No ano seguinte, em 2010, o clube disputou seu primeiro jogo no campo soteropolitano pela Copa do Nordeste. Na competição regional, o Ceará nunca perdeu jogando em Pituaçu, e nesse ano não foi diferente, empate em 2 a 2 contra o Bahia.

Já em 2011, aconteceu a segunda e última (até o momento) derrota do Ceará no estádio, e foi a mais amarga. O Ceará chegou na últimas rodada do Brasileirão com chances de escapar do rebaixamento para a Série B de 2012. Porém, não foi possível. O alvinegro foi derrotado por 2 a 1 pelo Bahia e sofreu o descenso.

O Time do Povo voltaria ao estádio baiano, mais uma vez pelo Nordestão, em 2013. E dessa vez o saldo foi positivo. Com gols de Ricardinho e Régis, o Ceará bateu o Bahia pelo placar de 2 a 1, conquistando assim sua primeira vitória em Pituaçu.

Anúncios

Em 2019, aconteceu o jogo mais emblemático do Ceará em Pituaçu. O alvinegro foi até Salvador enfrentar o Bahia. E as condições eram as seguintes, o Bahia vinha embalado e brigava por vaga na Copa Libertadores. Já o Vovô, estava sob muita desconfiança de seu torcedor, e principalmente com o então treinador, Adilson Batista, além do mais, o clube estava ameaçado de rebaixamento. E para piorar, o tricolor baiano saiu na frente no placar. Entretanto, nos minutos finais da partida, Luiz Otávio tratou de virar o jogo, iniciando assim a alavanca alvinegra pela permanência.

Ceará em Pituaçu:

  • 2009 – Bahia 1 x 0 Ceará – Série B
  • 2010 – Bahia 2 x 2 Ceará – Copa do Nordeste 
  • 2011 –  Bahia 2 x 1 Ceará – Série A
  • 2013 – Bahia 1 x 2 Ceará – Copa do Nordeste 
  • 2019 – Bahia 1 x 2 Ceará – Série A
  • 2020 – Ceará 1 x 0 Vitória – Copa do Nordeste 

No total, são três vitórias, duas derrotas e apenas um empate, além de oito gols marcados e sete sofridos.

Anúncios

Deixe uma resposta