Com vantagem alvinegra nos confrontos, Ceará e Fortaleza se enfrentarão pela décima vez no Nordestão; relembre os outros duelos

Foto: Arquivo/Diário do Nordeste

Leão e Vovô disputam vaga na grande final da Copa do Nordeste

A expectativa do torcedor está alta. Nesta terça-feira, 28, Ceará e Fortaleza entram no que está sendo chamado “O Maior Clássico-Rei da História”. Embora seja a primeira vez que as equipes se enfrentam em fase de semifinal, a história desse confronto começou há 23 anos atrás, em 1997, quando ocorreu o primeiro embate entre tricolores e alvinegros pela Copa do Nordeste.

Naquele ano, Ceará e Fortaleza disputaram a fase preliminar da Nordestão para decidir qual dos dois times iriam representar o estado, juntamente ao Ferroviário. Em dois jogos de mata-mata, o alvinegro venceu o primeiro jogo pelo placar de 1 a 0. Na segunda partida, o empate garantiu a classificação do vovô para o certame.

Anúncios

O terceiro jogo entre as equipes pela competição regional, foi marcante para os tricolores. Embalados por Clodoaldo e a famosa “Jangada Atômica”, o Fortaleza venceu o rival por 2 a 1 no Estádio Presidente Vargas (PV), com dois gols do Baixinho Matador. No ano seguinte, 2002, também no PV, as duas equipes ficaram apenas no empate por 1 a 1.


O Clássico-Rei só voltaria a acontecer na Copa do Nordeste em 2010. Em meio a Copa do Mundo da África, o Nordestão retornava, com menos força que anos anteriores e posteriores. Em um Castelão praticamente vazio, o Ceará venceu por 2 a 0 o Fortaleza.

Anúncios

No ano da conquista inédita e invicta do Ceará, o duelo aconteceu por duas vezes, pela fase de grupos. Já na primeira rodada Vovô e Leão estiveram frente a frente e deu empate por 1 a 1, porém, no segundo jogo entre as equipes, o alvinegro levou a melhor, vencendo por 2 a 1.

Os clubes só voltariam a se enfrentar no ano de 2019, e novamente prevaleceu o empate, 1 a 1. A partida ficou marcada pelo desentendimento entre os atletas Derley (Fortaleza) e Leandro Carvalho (Ceará). O último embate entre os dois foi no começo de 2020, em janeiro, e o placar de 1 a 1 figurou novamente.

Clássico-Rei na Copa do Nordeste:


• 1997 – Ceará 1 x 0 Fortaleza 
• 1997 – Fortaleza 0 x 0 Ceará 
• 2001 – Fortaleza 2 x 1 Ceará 
• 2002 – Fortaleza 1 x 1 Ceará 
• 2010 – Fortaleza 0 x 2 Ceará
• 2015 – Ceará 1 x 1 Fortaleza 
• 2015 – Fortaleza 1 x 2 Ceará 
• 2019 – Ceará 1 x 1 Fortaleza 
• 2020- Fortaleza 1 x 1 Ceará 

Em nove jogos, são três vitórias do Ceará, cinco empates e apenas uma vitória do Fortaleza.

Anúncios

Deixe uma resposta