CONECTE-SE CONOSCO

Ceará SC

Das oito edições desde 2013, Ceará é recordista de semifinais da Copa do Nordeste

Publicado

em

Foto: Divulgação

Competição voltou em 2013

No último sábado, 25, o Ceará venceu o Vitória por 1 a 0 e garantiu vaga na semifinal do certame regional. O gol do meia Vinícius garantiu o Vovô entre os quatro melhores do Nordeste pela sexta vez na história.

Anúncios

Considerando a fase atual da Copa do Nordeste, ao lado do Bahia, o Ceará é o recordista de semifinais disputadas desde 2013, quando a competição voltou em alto nível.

Entre 2004 e 2012, apenas em 2010, quando o Vitória sagrou-se campeão que teve uma edição do torneio. Antes disso, a copa foi iniciada em 1994, quando o Sport venceu o CRB na final. Só em 1997 tivemos a segunda edição, que durou até 2003, só retornando em 2010, e, após outra pausa, em 2013.

Desde então, a Copa do Nordeste 2020 é a oitava edição da competição mais importante do primeiro semestre brasileiro.

Em levantamento realizado pelo jornalista Cássio Zirpoli, o Ceará disputou cinco semifinais na nova fase da competição. Das oito edições, o Vovô só não jogou em 2017, quando não se classificou via Campeonato Cearense.

Anúncios

2013

No primeiro da disputa, o Ceará chegou a semifinal e a expectativa era de Clássico-Rei na final, mas as duas equipes foram eliminadas por ASA e Campinense, respectivamente.

2014

No ano do seu centenário, o Vovô queria conquistar um título marcante para marcar a data. No estadual, o tetracampeonato foi conquistado, mas a Copa do Nordeste ficou no quase. Na final, a equipe sucumbiu diante do Sport e ficou com o vice-campeonato.

2015

Com o elenco reformulado e com jogadores com rodagem por clubes nordestinos, o Ceará sagrou-se campeão ao bater o Bahia na final, com duas vitórias nos dois jogos disputados.

2016

Para defender o título, Ceará apostou na continuidade de Lisca, mas o projeto não deu certo. Após a demissão do treinador, a equipe foi eliminada nas quartas de final pelo campeão daquela edição, o Santa Cruz.

Anúncios

2018

Até a parada para a Copa do Mundo, o Ceará tinha a melhor campanha da competição, mas com a pausa para o Mundial e a péssima campanha no início da Série A, o Vovô voltou ao certame com Lisca em vez de Marcelo Chamusca e foi eliminado na semifinal para o Bahia.

2019

No ano passado, Lisca resolveu poupar os titulares no jogo único das quartas de final da Copa do Nordeste contra o Náutico. Em pleno Castelão, o Timbú aplicou 2 a 0 e eliminou o Ceará.

Considerando as outras edições da ‘Lampions League’, o Ceará é o quarto time com mais aparições em semifinal. Além dessas citadas, o Vovô chegou a essa fase em 1997.

Bahia, com 11, Sport e Vitória, com 9, estão à frente do Vovô. De 2013 a 2020, o tricolor baiano e o alvinegro cearense lideram com cinco participações em semifinais.

Anúncios

Continue lendo
CLIQUE PARA COMENTAR

Deixe uma resposta

MAIS ACESSADAS

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados - CNPJ: 43.201.083/0001-90

Descubra mais sobre Futebol Cearense

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading