Independente do desempenho, sequência de trabalho para Guto precisa ser prioridade

Foto: Felipe Santos/cearasc.com

Com quatro jogos no comando de Guto Ferreira o Ceará tem uma evolução

O Ceará nos últimos anos vem sendo uma máquina de moer técnicos. Se a gestão de Robson de Castro é espetacular fora de campo, dentro o presidente do Ceará ainda precisa equalizar suas decisões, ser frio e trabalhar sem deixar sua paixão pelo clube o fazer tomar medidas de um torcedor.

Anúncios

Desde 2014 já foram 15 mudanças no comando técnico do Ceará, nomes como Silas Pereira, Geninho, Givanildo Oliveira e Sérgio Soares e Lisca passaram pelo clube na gestão de Robson. Com a saída de Enderson Moreira para o Cruzeiro, treinador que tinha uma ideia de jogo caracterizada pela posse de bola e chegada ao ataque com boa troca de passe e jogo ofensivo bem estruturado. A ideia do Ceará ao trazer Guto Ferreira foi bastante questionável já que o paulista tinha acabado de terminar mal sua passagem pelo Sport e mesmo durante a série B o futebol do time de Recife foi bastante irregular.

O estilo de jogo de Guto Ferreira nunca foi de um time que trabalha a bola, que tem saída com zagueiros (nos jogos são raros os momentos que isso acontece e quase sempre termina em chutões ou bola perdida pela defesa). No melhor trabalho do técnico Alvinegro, num passado recente, o Bahia de 2016/17 o treinador nunca teve um time que esmagasse os adversários com posse e chances criadas. Com um bom sistema defensivo, o Bahia tinha um ataque agressivo e que com uma transição rápida logo chegava no gol adversário.

Anúncios

Porém a discrepância de atuações dos times de Guto Ferreira dentro e fora de casa eram enormes, e esse é o ponto das principais críticas recebidas pelo técnico nos seus ex-clubes. No mesmo Bahia de 2016 que conseguiu o acesso para a série A do Brasileirão, jogando em casa o time foi líder da competição, foram 47 pontos somados dos 63 que atingiu naquela temporada. Fora de casa o desempenho foi absurdamente baixo, com 19 pontos somados, a equipe foi a 8ª pior campanha como visitante não figurando nem entre os dez melhores atuando fora de casa.

No Sport de 2019, na campanha do acesso Guto Ferreira conseguiu equilibrar seu jogo dentro e fora de casa e teve um desempenho melhor que no Bahia jogando fora de seus domínios, ainda com resultados melhores na Ilha do Retiro. O treinador colocou o time pernambucano entre os quatro melhores atuando fora de casa. No entanto, durante toda a campanha o time foi bastante oscilante nas suas atuações, porém com resultados excelentes. E esse futebol que entrega resultado é o motivo que faz Guto Ferreira precisar ter garantias de sua continuidade no Ceará.

Anúncios

Enfrentando times com elencos melhores e com ideias de jogo mais estruturadas, ter um time com uma transição rápida e defesa forte, que entrega pontos em casa e fora joga para não perder é a ideia de jogo que o Ceará precisa para não correr riscos na série A. A sequência de trabalho de Guto pode dar os resultados que o Ceará precisa e não teve no Brasileirão de 2019.

Com a ideia de jogo estabelecida pelo técnico Alvinegro, os 30 pontos somados em casa ano passado serão mais facilmente alcançados, a facilidade que o treinador tem para somar pontos em casa é o que o Ceará precisa nesse momento para não correr riscos de rebaixamento. Podemos questionar as ideias de jogo de Guto Ferreira, que em determinados momentos não é vistoso e às vezes não convence. Mas com tempo e paciência ele pode entregar um futebol aceitável e o principal, resultado.

A escolha por Guto Ferreira para substituir o Enderson deve ser bancada independente dos resultados e desempenho que entregue nesse início de trabalho. Nenhum dos técnicos recentes que passaram pelo Ceará, nos seus históricos entrega “resultados” como o “Gordiola”. Conhecendo o elenco nesse momento, título de Copa do Nordeste e Cearense não devem ser o parâmetro para sua permanência.      

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s