Taticast no FC: A importância de Fernando Sobral para o Ceará

Foto: Felipe Santos/Ceará SC

Confira a análise

Na partida que selou a classificação do Ceará para o mata-mata da Copa do Nordeste, vitória por 2×1 diante do CRB, uma peça bastante utilizada por Enderson Moreira pintou pela primeira vez entre os titulares de Guto Ferreira: Fernando Sobral.

O jogador, que chegou ao Vovô após destaque no Sampaio Corrêa, sempre foi bem quisto pela torcida para atuar como volante. Contudo, é de extremo que vem mostrando seu valor dentro da equipe.

Anúncios

Em 2020, Fernando Sobral atuou sete vezes como titular do Vovô e em uma oportunidade saiu do banco. O Alvinegro venceu os oito confrontos, marcou 18 gols e só sofreu três. Os números são do jornalista Felipe Castro.

Além dos dados a favor, o atleta desempenha papel fundamental para o estilo de jogo alvinegro desde os tempos de Enderson. Com a chegada de Guto, que também gosta de usar extremos, não é diferente. Dentro do elenco, Sobral é o mais indicado para que o Vovô possua uma boa recomposição defensiva por um dos lados, mas também tenha maneiras de pressionar e forçar o adversário ao erro já em sua saída. Foi o que aconteceu ante o Galo da Pajuçara, por exemplo.

No Ceará de Lisca, em 2018, muitos torcedores não entendiam a presença de Calyson entre os titulares. O jogador, limitado ofensivamente mas bastante voluntarioso, era vital para deixar Leandro Carvalho, o responsável pelos contra-ataques, mais solto. Também era Calyson quem auxiliava Felipe Jonathan no setor defensivo. Não à toa, Lisca quis seu retorno em 2019, o que não aconteceu por lesão.

Assim como Calyson em 2018, Fernando Sobral dá mais equilíbrio ao Vovô. Contra o CRB, sua presença possibilitou maiores avanços de Samuel Xavier (a profundidade foi um problema diante do Fortaleza), além de permitir que Vinicius, centralizado, atuasse de forma mais solta.

Os problemas no campo ofensivo, até com alguns erros de passe bobos, são notórios. Entretanto, com os atletas que se tem à disposição hoje, Guto Ferreira não pode abrir mão de um jogador tão importante taticamente como é Fernando Sobral.

O treinador alvinegro parece ter compreendido isso e já nesta quinta-feira ,23, em entrevista coletiva, classificou o jogador como “fundamental para a conquista da última vitória”. Pelo jeito, veremos mais de Fernando Sobral não só nos jogos decisivos do Nordestão como também no restante da temporada.

Siga o Taticast nas redes sociais: @OTaticast no Twitter e @O.Taticast no Instagram!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s