Vai Rolar a Festa organiza mosaico contra o racismo em jogo decisivo do Campeonato Cearense

Foto: Divulgação

Torcedores relembraram vítimas do racismo no estado e no Brasil

Neste domingo, 19, Ceará e Ferroviário entram em campo no segundo jogo da semifinal do Campeonato Cearense Ypiocá 2020. O vencedor do duelo enfrentará o já classificado Fortaleza, que garantiu a vaga na final da competição após vencer o Guarany de Sobral por 1 a 0.

LEIA MAIS | Artilheiro do Brasil desencanta e Fortaleza é finalista do Campeonato Cearense 2020

Anúncios

Na ocasião, mesmo jogando de portões fechados devido à pandemia da covid-19, a equipe do Vai Rolar a Festa e as torcidas organizadas do Ceará irão realizar um mosaico contra o racismo.

O mosaico busca relembrar a luta contra o racismo que se iniciou em 1881, quando Dragão do Mar, chefe dos jangadeiros, convenceu seus colegas a recusarem transportar escravos que eram vendidos para o sul do Brasil. Três anos depois, em 1884, o presidente da província, Satiro de Oliveira Dias, declarou a libertação dos escravos, fazendo com que o estado se tornasse o primeiro a abolir a escravidão no país.

Anúncios

Contudo, a luta que se iniciou no século XIX permanece até os dias de hoje. De uma maneira diferente, mas com o mesmo propósito de Dragão do Mar, o movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) tem ganhado força após a morte de George Floyd, afro-americano morto asfixiado por um policial branco em Minneapolis, nos Estados Unidos.

Dentro do esporte, diversos atletas das mais variadas modalidades manifestam apoio a causa e repúdio ao preconceito se ajoelhando e levantando o punho fechado.

No primeiro jogo do Ceará pós-retorno do futebol no estado, o meio-campista Vinicius comemorou o seu gol em apoio ao movimento.

Foto: Felipe Santos / Ceará SC

Durante o sábado, torcedores alvinegros se manifestaram nas redes sociais, relembrando alguns jovem negros que foram mortos por conta do racismo.

O mosaico será divido em duas partes. Na parte central da Arena Castelão, será estampado a imagem contra o racismo. Na parte inferior norte do estádio, será feito um outro mosaico que fará referência a Torcida Organizada Cearamor.

Ceará e Ferroviário entram em campo às 16h, com transmissão exclusiva da TV Verdes Mares e TV Diário.

Confira o mosaico:

Foto: Divulgação
Anúncios

Deixe uma resposta