Ferroviário não marca em confrontos de mata-mata contra o Ceará faz 22 anos
Foto: Divulgação/FAC
Naquele ano o clube Coral foi vice-campeão perdendo a final para o Ceará
No domingo, 19, o Ferroviário entra em campo contra o Ceará para disputa da semifinal do Campeonato Cearense 2020. Confrontos decisivos entre os dois clubes nos últimos anos no Estadual são bastante raros. Só aconteceu em 2009 na final do primeiro turno e em 2017 na decisão do campeonato.
Nesses dois anos, o Tubarão da Barra não marcou gols contra o contra Ceará. Em 2009, nos dois jogos da final do turno, o Alvinegro venceu ambas as partidas por 1 a 0, somando no agregado 2 a 0.
Em 2017, já na decisão do torneio, novamente passou em branco. O Ceará, mais uma vez, venceu as duas partidas, por 1 a 0 e 2 a 0, e se sagrou campeão. Com os resultados, o Ferrão amargou um vice-campeonato que não acontecia desde 1998, ano em que o Ferroviário havia chegado numa final pela última vez, até 2017. Foi no fim da década de 90, o ano em que marcou seu último gol em mata-matas de Campeonato Cearense jogando contra o Ceará.
Jogos entre Ferroviário e Ceará em confrontos de mata-mata no Campeonato Cearense depois de 1998
1ª Turno de 2009
DATA: 19/02/2009 – Ferroviário 0 x 1 (Alex Gaibú) Ceará (IDA)
DATA: 01/03/2009 – Ceará (Luis Maranhão) 1 x 0 Ferroviário (VOLTA)
Final do Campeonato Cearense 2017
DATA: 30/04/2017 – Ferroviário 0 x 1 (Wallace) Ceará (IDA)
DATA: 03/05/2017 – Ceará (Wallace, Raul) 2 x 0 Ferroviário (VOLTA)
Segundo os sites Vovopedia e Futebol Nacional, no dia 7 de junho de 1998, na segunda partida da final do Campeonato Cearense, o Ferroviário venceu por 2 a 1 no tempo normal (Pena abriu o placar para o Alvinegro e Rômulo e Bertoldo viraram para o Ferrão), como o Ceará havia ganho o primeiro jogo por 4 a 0, a partida foi para prorrogação (o único critério de desempate era vitória, como cada um dos times havia vencido um jogo, a decisão foi para o tempo extra). Na prorrogação, o Vovô marcou um gol com Gilmar Serafim e levou o título daquele ano.
Desde que Rômulo e Bertoldo marcaram em 1998, foram 4 confrontos em partidas de mata-mata e nenhum gol marcado para o time da Barra do Ceará. No domingo, quando entrarem em campo, às 16h, Ferroviário e Ceará farão mais que um Clássico da Paz, será um dos mais decisivos dos últimos anos, quando a bola rolar estaremos mais uma vez vendo a história sendo escrita. Com a possibilidade de o time Coral quebrar ou não essa escrita, que já dura mais de 22 anos. Esta que é a única maneira da equipe chegar à final, com a vantagem do empate numa possível prorrogação, caso não sofra gols o Ceará estará na decisão do Campeonato Cearense.
FICHA TÉCNICA SEGUNDO JOGO DA FINAL DO CAMPEONATO CEARENSE DE 1998
Data: 07/06/1998
Ceará 1 (1) x (0) 2 Ferroviário
Gols do Ceará: Pena e Gilmar Serafim
Gols do Ferroviário: Rômulo e Bertoldo
Escalação do Ceará: Marcelo Valença; Jaime, Balu, Max, João Marcelo; Valdson, Alexandre, Doda, Dema (Cilinho), Bechara (Gilmar Serafim); Pena e Beto (Eric)
Técnico: Lula Pereira
Escalação do Ferroviário: Jorge Luís; Chiquinho, Astênio, Santos, Bertoldo; Solimar (Dino), Acássio, Marcelo (alex), Paulo Adriano Marco Antônio e Rômulo
Técnico: Argeu dos Santos
Árbitro: Dacildo Mourão