FC MEMÓRIA: Quando Fortaleza e Guarany de Sobral se enfrentaram pela Série B

Foto: Reprodução/Guarany

As equipes duelaram em 2002

Na noite deste sábado, 18, Fortaleza e Guarany de Sobral protagonizarão um duelo valendo vaga na final do Campeonato Cearense 2020. Em jogo único, na Arena Castelão, às 18h30, as equipes duelarão pela competição estadual.

Além do âmbito regional, tricolores e rubro-negros já protagonizaram embates por competições nacionais. Um desses jogos aconteceu na Série B de 2002.

Como o Guarany chegou lá

Em 2001, o Bugre disputou a Série C e ficou ma terceira colocação. A equipe cearense começou a competição no Grupo B, quando terminou em primeiro lugar, a frente de Ferroviário, River-PI, Caxiense-MA, Tocantinópolis-TO e Moto Club-MA.

Na segunda fase, quando só o líder avançaria, o Guarany conseguiu o feito. Com sete pontos e um saldo positivo de dois gols, eliminou Ypiranga-AP, Treze-PB, Rio Negro-RR e Ferroviário.

Na fase final, por um ponto, o Bugre não conquistou o acesso. A equipe ficou atrás de Etti Jundiaí e Mogi Mirim com 14 e 9 pontos, respectivamente. O Atlético Goianiense ficou quarto lugar.

No ano seguinte, no dia 08 de agosto de 2002, o Malutron desistiu de disputar a Série B de 2002 e foi automaticamente rebaixado para a Série C de 2003. A equipe paranaense alegou não ter condições financeiras para participar. O Guarany de Sobral foi confirmado como substituto do time paranaense por ter ficado na 3ª colocação da Série C em 2001.

Confrontos entre Fortaleza e Guarany

Na Série B de 2002, o Fortaleza acabou sendo vice-campeão e retornando à Série A enquanto o Guarany de Sobral, sem tempo hábil de preparação, acabou rebaixado a terceira divisão.

No dia 06 de setembro de 2002, no Junco, as equipes foram a campo para se enfrentar. Melhor em campo e embalado pelo ótimo início de competição, o Fortaleza venceu o Guarany por 2 a 0.

Os gols do Leão foram marcados por Clodoaldo e Alysson.

GUARANY
Kim; Jadilson, Valnir, Damião (Alexandre) e Cleiton Cearense; Gladstone, Júnior Cearense, (Tupã), Piva e Robertinho; Valdir e Marquinhos (Sandro Gaúcho).
Técnico:Flávio Araújo).

FORTALEZA
Jéfferson; Chiquinho, Erandir, Marcão, Ronaldo Angelim e Sérgio; Dude, Kel,Juninho (Alyson); Cristiano (Mazinho Loiola) e Clodoaldo.
Técnico: Luiz Carlos Cruz.

Competição – Campeonato Brasileiro – Série B
Local – Estádio do Junco.
Data – 6 de setembro de 2002.
Árbitro -Marco Antônio Sampaio;
Assistentes -Carlos Feitosa e Hudson Aquino (Trio do Ceará).
Renda – R$28.725,00
Público – 4.595 pagantes.
Gols – Fortaleza: Clodoaldo, aos 39min do 1º tempo e Alyson, aos 45min do 2º tempo.
Cartões amarelos – Guarany: Alexandre, Robertinho e Marquinhos. Fortaleza: Erandir, Ronaldo Angelim, Kel, Chiquinho e Cristiano.
Cartões vermelhos – Guarany: Gladstone.

Deixe uma resposta