FC Memória – Há 20 anos, Fortaleza quebrava jejum e conquistava o título cearense

Foto: Divulgação

Tricolor saiu da fila de sete anos sem conquistar o estadual

O ano era 2000, o último do século XX, e o Fortaleza dava início a mais uma temporada na esperança de quebrar o jejum de títulos, que naquela época já durava sete longos anos. Na presidência do clube estava o, até então desconhecido, Jorge Mota, que montou um elenco mesclado entre jogadores locais e alguns atleta experientes de fora do estado. E foi assim que, há 20 anos, o tricolor muda o rumo da sua história.

Anúncios

A CAMPANHA

O Fortaleza fez uma campanha quase que perfeita durante todo o campeonato. Ao todo, foram 30 jogos, com 21 vitórias, 6 empates e apenas 3 derrotas. O Leão teve ainda o melhor ataque com 56 gols e a melhor defesa com 24 gols sofridos, um saldo positivo de 32 gols.

Anúncios

O campeonato foi dividido em três turnos. No primeiro, o Fortaleza deu indícios de que aquela temporada poderia ser diferente das outras. Com um início avassalador, o tricolor chegou nas semifinais como favorito, mas acabou decepcionando e foi eliminado pela forte equipe do Juazeiro nas decisões de pênaltis. O leão acabou vendo o rival Ceará conquistar o título.

Daniel Frasson, autor do gol do título. Foto: LC Moreira/Agência Diario

Nos dois últimos turnos o Fortaleza não deu chance ao azar, e dominou de ponta a ponta. Com vitórias marcantes, inclusive um 3 a 0 em cima do Ceará na semifinal do segundo turno, o Leão chegou para a grande decisão com a vantagem do empate.

A PRIMEIRA FINAL CEARENSE NO INTERIOR

A grande final colocaria frente a frente os dois maiores rivais do nosso estado, Fortaleza e Ceará. O tricolor ia em busca do título que não conquistava desde 1992. Já o alvinegro corria atrás do pentacampeonato. Nesse cenário surgiu um problema para a Federação Cearense de Futebol, FCF, o local da partida. Em reformas, o Castelão estava impossibilitado para receber tal disputa, e o Estádio Presidente Vargas, PV, à época, não transmitia muita segurança.

Foi aí que decidiram levar a disputa do Campeonato Cearense pela primeira vez para o interior do estado, mais precisamente Sobral, no estádio do Junco. E assim foi, no dia 16 de julho de 2000, tricolores e alvinegros entraram em campo para protagonizarem uma das mais emblemáticas finais de estadual.

Foto: LC Moreira/Agência Diario

Em um primeiro tempo dominante, o Ceará logo abriu o placar com o jogador João Marcelo. A tensão ficou para o Fortaleza, que só conseguiu se organizar na segunda etapa de jogo. O tempo ia passando e o nervosismo ia tomando de conta os torcedores leoninos, até que em uma jogada vinda da esquerda, aos 36 minutos, Daniel Frasson aproveita um rebote dentro da área e empata a partida. Delírio total no lado tricolor. Depois do gol, foi questão de tempo para que o peso de sete anos sem títulos pudesse sair das costas do Leão.

INÍCIO DE UMA DÉCADA DE OURO

O estadual de 2000, para o Fortaleza, representou muito além do que só a quebra de um tabu. Afundado em crise financeira e amargando a série C, o Leão conseguiu dar um salto de patamar com aquela conquista, saiu do ostracismo e voltou a figurar em grandes competições. Viu surgir ídolos, como Clodoaldo, R. Angelim, Rinaldo, disputou a primeira divisão em 2003, 2005 e 2006, disputou final de brasileiro, como a série B de 2002, e por fim, conseguiu conquistar o inédito tetra cearense em 2010, encerrando a dourada década.

Mas, para muitos torcedores, isso tudo só foi possível graças ao gol de Frasson, lá em Sobral, há 20 anos.

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: