Raio-X do Campeonato Cearense; confira

Foto: Divulgação

Depois da longa parada, confira uma análise sobre como voltará cada equipe para a fase final do Cearense

Na próxima segunda-feira, 13, o Campeonato Cearense voltará a ser disputado após exatos 120 dias paralisado, em decorrência da Covid-19. Todo o restante do campeonato será disputado apenas na Região Metropolitana de Fortaleza. O último jogo foi entre Pacajus e Ferroviário e foi vencido pelo Tubarão da Barra por 1×0. O jogo marcou a abertura da sexta rodada, que terá sua conclusão amanhã, com três jogos:

Anúncios

Estádio Franzé Morais (Cidade Vozão) – Barbalha x Ceará, às 9h
Estádio Raimundão – Caucaia x Atlético, às 14h
Arena Castelão – Guarany x Fortaleza , às 18h

Depois de quatro meses sem bola rolando, às análises anteriores ficaram completamente obsoletas. Alguns times perderam completamente seu elenco. Confira como cada time entrará nessa reta final de competição:

Atlético Cearense: 5° colocado com 6 pontos e dois jogos à disputar, a Águia da Precabura briga por classificação para a próxima fase do certame. Além disso, o clube almeja uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2021. A equipe da Capital vai a campo contra o Caucaia, adversário direto pela vaga no brasileirão, nesta segunda-feira. Na Quarta, o adversário será o Pacajus. O Atlético se reapresentou no dia 22 de junho, sendo a terceira equipe a retornar. Como novidade, a equipe promoveu seis atletas do sub-19 e anunciou a contratação de Luciano Buiú.

Barbalha: 7°colocado com 3 pontos e dois jogos à disputar, a equipe do Cariri não tem mais chances de classificação para a próxima fase, mas disputa uma vaga na Série D do Brasileiro de 2021. Nesta segunda-feira, a Raposa jogará contra o Ceará. Já na última rodada, o Guarany será o adversário. O Barbalha não conseguiu segurar seu elenco. Para terminar o campeonato, a equipe fez uma parceria com o União, da cidade de Fortaleza, que jogará a segunda divisão estadual. O clube fortalezense representará o time do Barbalha nesses dois jogos.

Anúncios

Caucaia: 6°colocado com 3 pontos e dois jogos à disputar, a Raposa Metropolitana não tem mais chances de classificação para às semifinais, mas briga por vaga na Série D 2021. No retorno a competição, o clube enfrentará o Atlético Cearense, rival direto nesta briga. Já na última rodada, o adversário será o Ferroviário. Quinta equipe a retornar aos treinos, no dia 7 de julho, o Caucaia teve troca de técnico. Paulo Shardong deixou o clube e a diretoria trouxe Oliveira Canindé como substituto.

Ceará: 3°colocado com 11 pontos e dois jogos à disputar, o Vozão entra em campo nesta segunda para assegurar a classificação para às semifinais diante do Barbalha. Na última rodada, o adversário será o maior rival, Fortaleza. Durante a parada, o alvinegro teve como maior mudança a troca de comando técnico. Enderson Moreira deixou o clube e Guto Ferreira foi anunciado como substituto. Em relação aos adversários, o alvinegro foi o segundo clube que menos sofreu alterações em seu elenco. Além de manter a base, o Ceará é a equipe que mais teve tempo de trabalho. O Vovô retornou aos treinos no dia 1° de junho.

Ferroviário: 1°colocado com 13 pontos e um jogo à disputar, o Tubarão da Barra chega a última rodada, diante do Caucaia, já classificado para às semifinais. Resta ao clube coral brigar pela liderança e chegar no mata-mata com a vantagem. O Ferrão passou por uma verdadeira reformulação no elenco durante a parada. A maior mudança foi a troca de comando, quando Anderson Batatais deixou a equipe e Marcelo Vilar, técnico com história no clube coral, assumiu o time. O Ferroviário foi a quarta equipe a voltar, no dia 29 de junho.

Fortaleza: 2°colocado com 12 pontos e dois jogos à disputar, o Leão entra em campo na segunda-feira, contra o Guarany, em confronto direto. Nenhuma das duas equipes ainda garantiu classificação para às semifinais. O vencedor assegura a vaga. Na última rodada, o Tricolor terá o Ceará como adversário. Durante a parada, o time de Rogério Ceni foi o que menos sofreu mudanças sem seu elenco. E o segundo time a retornar aos treinos, no dia 2 de junho.

Anúncios

Guarany: 4°colocado com 10 pontos e dois jogos à disputar, o Bugre tem confronto direto nesta segunda-feira contra o Fortaleza. Quem vencer garante classificação para às semifinais. Na última rodada, o Barbalha será o adversário do Guará. Além de disputar uma vaga na semifinal do torneio, o clube luta para se classificar para a Série D de 2021. Entretanto, durante a parada, o Cacique foi bastante afetado. O clube não conseguiu segurar seu elenco e seu treinador. Para conseguir jogar o restante do torneio, o Bugre formou um time misto entre jogadores do sub-23 do Ceará e do sub-20 do Fortaleza. O elenco será treinado por Jorge Veras, técnico do sub-20 do próprio clube.

Pacajus: 8°colocado com 3 pontos e um jogo à disputar, o Cacique do Vale do Caju já está eliminado e cumprirá tabela na última rodada. Apesar de conseguir manter o elenco, a diretoria do Pacajus decidiu reunir o time apenas para o jogo, sem tempo de preparação.

Com todos os fatos, Ceará, Fortaleza e Ferroviário nunca foram tão superiores. Apesar de ter tido muitas mudanças, o Ferrão manteve o mesmo nível e reformulou o elenco pensando na Série C. Já Alvinegros e Tricolores tem condições financeiras muito acima dos demais. Além de não ter tido baixas no elenco, os rivais visão torneios de melhor qualidade técnica, como a Copa do Nordeste, que retornará no dia 21 de julho e o Brasileirão, que se iniciará em agosto.

Até o próximo domingo, 19, o campeonato terá sua final definida, com sexta e sétima rodadas com dois dias de diferença (segunda e quarta) e às semifinais em jogo único no fim de semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s