Há 40 anos, o Papa João Paulo II celebrava missa no Castelão

Foto: Verdes Mares

Pontífice visitou o país e desembarcou em Fortaleza também

A Arena Castelão, antes apenas Estádio Castelão, há 40 anos, em 9 de julho de 1980, recebeu a maior movimentação cultural do Estado do Ceará. Evento esse que contou com 122 mil pessoas – maior público do Gigante da Boa Vista até hoje. Essa multidão compareceu para ver de perto o então líder da igreja Católica, o Papa polonês, João Paulo II.

Anúncios

João Paulo II foi o primeiro Papa a pisar em solo brasileiro. A capital cearense foi uma das cidades brasileiras escolhida a receber o Pontífice, que ainda passou por Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Aparecida, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Salvador, Belém e Teresina.

João Paulo ficou dois dias em solo alencarino, para celebrar o 10° Congresso Eucarístico Nacional. O Castelão precisou de ampliação nas arquibancadas para sediar a celebração.

Anúncios

Recepcionado na época por Luiz Gonzaga, o Papa ganhou do Rei do Baião um chapéu de couro, feito pelo artesão Antônio Barbosa Cruz, de Paramoti. O congresso contou também com o então governador do estado, Virgílio Távora.

O Congresso de 1980 foi o primeiro grande evento no maior palco do futebol cearense. O Castelão veio a sediar outros grandes eventos, como a Copa do Mundo, Copa das Confederações e shows de artistas renomados, como Paul McCartney, Beyoncé, Elton John, Roberto Carlos, dentre outros nomes da música nacional e internacional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s