Everton, Mirandinha, Jardel… os cearenses que defenderam a Seleção Brasileira

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Em mais de 100 anos de história, a Seleção já teve 11 jogadores cearenses vestindo sua camisa

Há quase 106 anos atrás, no dia 21 de julho de 1914, a Seleção Brasileira de Futebol jogava pela primeira vez e vencia o Exeter City, da Inglaterra, por 2 a 0. Ao longo de mais de 100 anos de conquistas, a amarelinha viu alguns jogadores cearenses vestindo sua camisa, entre eles, Mirandinha, o primeiro brasileiro a atuar no Campeonato Inglês, um dos mais fortes do mundo. Relembre todos os cearenses que defenderam a Seleção:

Zé de Melo

O meia teve a oportunidade de vestir a camisa da Seleção no Campeonato Sul-Americano de 1959, após ser artilheiro do Campeonato Cearense do ano anterior com 21 gols vestindo a camisa do Ferroviário.

Anúncios

Geraldo

Outro cearense convocado para o Sul-Americano de 1959 disputado no Equador, Geraldo era lateral e acabou ganhando a chance pela opção do então técnico Gentil Barroso de chamar apenas jogadores nordestinos.

Babá

Natural de Aracati, o atacante disputou um amistoso pela Seleção em 1961. Babá foi revelado pelo Ceará e brilhou com a camisa do Flamengo sendo bicampeão estadual em 1954 e 1955.

Mirandinha

O ex-atacante vestiu a camisa do Brasil em três oportunidades e assinalou um gol. Mirandinha se destacou no cenário nacional atuando por Fortaleza, Botafogo e Palmeiras. Além disso, se tornou o primeiro jogador brasileiro a atuar na Inglaterra, quando se transferiu para o Newcastle em 1987.

Adriano Félix

O zagueiro revelado pelo Ferroviário foi convocado por Zagallo em 1995 para um amistoso contra o Valencia, entretanto, ele não entrou em campo. Na época, Adriano defendia o Sport/PE.

Anúncios

Jardel

Um dos principais nomes da história do futebol cearense, Jardel jogou 11 vezes pela Seleção entre 1996 e 2002. Com a camisa amarelinha, o atacante marcou um gol e teve seu nome cotado para a Copa do Mundo de 2002.

Jônatas

O volante cearense foi capitão do Flamengo e incontestável titular do clube, ganhando chance com o técnico da Seleção, Dunga, em 2006. Porém, Jônatas não entrou em campo durante o amistoso contra a Noruega.

Dudu Cearense

O ex-volante é o cearense com mais passagens pela Seleção Brasileira na história. Com 37 convocações no currículo, ele foi destaque na base canarinha e pela seleção principal conquistou a Copa América de 2004.

Osvaldo

Atualmente no Fortaleza, o atacante foi convocado para defender a Seleção por Felipão em 2013. Osvaldo atuou durante o 2º tempo da partida contra a Bolívia no lugar de Neymar. Na época, ele vivia grande fase vestindo a camisa do São Paulo.

Wendell

Com passagem pelo Icasa na juventude, o lateral esquerdo não entrou em campo, mas participou dos treinamentos do time em 2016, durante as Eliminatórias da Copa do Mundo já sob o comando de Tite. Atualmente, Wendell defende o Bayer Leverkusen, da Alemanha.

Everton Cebolinha

Campeão e artilheiro da Copa América 2019, Everton pode se tornar o cearense com mais sucesso vestindo a camisa da Seleção. Cria da base do Fortaleza, o atacante disputou 14 jogos e marcou três gols até o momento pela amarelinha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s