FC MEMÓRIA – Mirandinha: o cearense que desbravou a Inglaterra

Foto: Divulgação/Premier League Brasil

O cearense completa 61 anos

Antes da década de 90, jogador sul-americano em terras europeias era uma tarefa bem difícil, pois a negociação não era simples. Só foi em 1995 que as coisas começaram a mudar de figura. Com a Lei Bosman, os jogadores passaram a ser donos de seu próprio passe e podem assinar um pré-contrato com outra equipe faltando seis meses para o término do contrato. A medida também acabou com o limite de atletas estrangeiros em cada equipe.

Com a nova legislação, a globalização do futebol aumentou ainda mais, porém teve um impacto negativo na competitividade. Com investimentos, patrocinadores e altos salários, o abismo financeiro entre as equipes ficou ainda mais evidente.

Anúncios

Revelado pelo Ferroviário, em 1977, Miradinha atuou ainda por Botafogo, Náutico, Palmeiras, Fortaleza, Santos e Cruzeiro. Em 1987, o atacante era destaque do Palmeiras naquela temporada. Com o bom futebol, foi convocado para a Seleção Brasileira.

A ligação entre Mirandinha e a Inglaterra começou a mudar nessa convocação. Em Londres, o Brasil foi enfrentar os ingleses pela Taça Staley Rous. O empate em 1 a 1 mudou a carreira do atleta. Com uma ótima atuação e o gol marcado pelo cearense, o Newclastle passou a monitorar o jogador.

O clube do Nordeste da Inglaterra pagou 575 mil libras para contar com Miradinha em seu elenco. Sem empresário e sem falar inglês, foi um amigo que morava no país que ajudou na negociação.

Na temporada 1987/1988, antes mesmo da moderna Premier League, o atacante caiu nas graças da torcida ao marcar 13 gols em 33 jogos ficando na honrosa 8ª colocação do Campeonato Inglês.

Anúncios

Com o destaque, os ingleses entoavam cânticos em homenagem ao brasileiro. Nas arquibancadas do St. James’ Park, Mirandinha era ovacionado pelo futebol diferente do que era praticado na Terra da Rainha. No total foram 24 gols em 67 partidas disputadas e apesar do rebaixamento na temporada seguinte, o cearense tem lugar cativo na lembrança da história do Newcastle.

We’ve got Mirandinha, he’s not from Argentina, he’s from Brazil, he’s fucking brill.” (em português, “Nós temos Mirandinha, ele não é da Argentina, ele é do Brasil. Ele é brilhante.”

Apesar da queda para a segunda divisão, a passagem de Mirandinha pela Inglaterra deixou um legado para as próximas gerações. O pioneirismo do cearense que desbravou as terras inglesas para que os brasileiros pudessem fazer história por lá. Atualmente, quase todos os últimos campeões da Premier League tiveram um brasileiro no elenco e um pouco disso tudo foi por causa da primeira passagem de Mirandinha pelo futebol inglês.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s