Fisiologista do Ferroviário relata a rotina de treinos em meio a pandemia

Foto: Lenilson Santos/Ferroviário

Clube prepara retorno aos treinos presenciais

O fisiologista do Ferroviário, Lucas Oaks, falou sobre a rotina de treinos do elenco. O grupo trabalhou de forma remota, até a última sexta-feira, 26.

Lucas respondeu sobre que tipos de atividades serão dadas como “especiais” para que os atletas peguem ritmo rápido:

“O mais importante nesse momento é a gente diagnosticar o atual estado físico e o atual estado das valências neuromusculares nos atletas. Então nesse primeiro momento, vamos fazer uma série de testes pra gente traçar o perfil do grupo, tanto tendo como parâmetros a literatura científica e também comparando intra grupo, pra gente poder ver, qual o melhor de cada posição, pra gente começar a direcionar junto com a comissão técnica a montagem do time que vai sair jogando na retomada do campeonato”.

Anúncios

Sobre como minimizar as lesões musculares neste retorno, o fisiologista disse:

“O que tem que ficar bem claro é que as lesões são fatoriais, elas são igual a filho pequeno. A gente cuida, mas acaba caindo em algum momento e se machucando. Com o atleta não é diferente. O nosso papel, a gente, a partir desse primeiro momento, que já temos o diagnóstico da parte física dos atletas, vamos sentar com a comissão técnica, preparar os treinamentos adequados e fazer um controle de carga, o mais minucioso possível. A gente vai estar em todo tempo em contato com os atletas para que, a partir do momento onde alguns indicativos, que a gente puder medir, se tiverem fora do padrão, a gente consiga ajustar as cargas de treinamento, obedecer a programação das cargas de treinamento diário e individualizado, para que a gente possa minimizar as chances de lesão”.

Anúncios

Questionado sobre essa parada de três meses, e qual seria o tempo ideal de treinos para os jogadores estarem 100%, Lucas respondeu:

“Pra quem acompanha futebol, lembra que a 2, 3 anos atrás, houve o movimento dos atletas pedindo que fossem pelo menos 30 dias de pré-temporada, e isso considerando que eles tiveram uma temporada inteira e tivessem tido 1 mês de férias. Nós estamos em uma situação, onde os atletas estão vindo mais ou menos de 90 dias sem atividades, então o tempo ideal, seria no mínimo 30 dias de treinamento, considerando o que a gente já conhecia, que é dos 30 dias de férias, onde eles nem ficavam totalmente parados. Sempre tinha os jogos festivos. Então é no mínimo 30 à 45 dias com certeza, já que eles estão vindo de 90 dias de inatividade quase completa”.

Fato é que há movimentação da federação com os clubes, para a volta do campeonato cearense o quanto antes. Dia 20 de julho é a possível data de retorno, já que o governador Camilo Santana, negou qualquer possibilidade de retorno no dia 6 de julho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s