No aniversário do Estádio Alcides Santos, relembre alguns jogos que ficaram na memória do torcedor tricolor

Foto: Fortaleza EC

Estádio Alcides Santos comemora 58 anos neste domingo

Neste domingo, 21, o Estádio Alcides Santos, que foi transformado em um Centro de Excelência, completa 68 anos de história. O local é utilizado pelo Fortaleza para fazer seus treinamentos e a um tempo atrás até jogos oficiais. Não existe data melhor para relembrarmos alguns jogos marcantes que ocorreram ali, mas antes vale entendermos de onde surgiu a nomenclatura do estádio.

O nome oficial do local foi escolhido para homenagear o fundador do leão e primeira pessoa a presidir o Tricolor, Alcides Santos. O local também pode ser chamado de PICI, apelido dado em função de antigamente, ainda na segunda guerra mundial, existir uma base militar americana situada naquele mesmo terreno, chamada de Post Command (Posto de Comando).

O jogo de inauguração do estádio ocorreu em 21 de Junho de 1962. O Fortaleza duelou contra o Usina Ceará, onde saiu vitorioso por 2×1. Porém o primeiro jogador a balançar as redes do Alcides Santos foi Cleto, jogador do time visitante. Vale lembrar que essa partida foi apenas um Amistoso.

O primeiro jogo oficial no local ocorreu em 12 de Março de 2008, partida válida pelo Campeonato Cearense. O Fortaleza apenas empatou, pelo placar de 3×3, com a equipe do Itapipoca. Os gols do Tricolor foram marcados por: Juninho (contra), Rogerinho e Márcio Azevedo. Já pela equipe do interior, Popó (2x) e Miraíma marcaram.

Outra partida marcante ocorreu em 23 de Fevereiro de 2011, onde o Leão do Pici enfrentou o Fast Clube, do Amazonas, pela Copa do Brasil. O Fortaleza se saiu melhor durante os 90 minutos e conquistou a vitória, aplicando 4 gols e sofrendo apenas 1.

O maior público que já esteve presente no estádio ocorreu também em 2011, onde o Fortaleza enfrentou a equipe do Tiradentes, e saiu vitorioso por 2×1. Estiveram presentes naquele jogo 7.150 pessoas.

Em 2016, o PICI teve seu último jogo (Fortaleza 3×0 Maranguape), mas apenas em 2019 deixou definitivamente de ter jogos oficiais. Em 2019 o estádio virou um Centro de Excelência, mais focado em treinamentos e recuperação de atletas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s